terça-feira, 23 de junho de 2015

Os Voláteis de Fra Angélico de Antonio Tabucchi

 
Edição/reimpressão: 2015
Páginas: 208
Editor: Dom Quixote
ISBN: 9789722057905
Dimensões: 155 x 235 x 20 mm
Tipo de Produto: Livro
Classificação Temática: 
Livros em Português
Literatura > Contos
Pré-lançamento - envio a partir de 14-07-2015


Sinopse
Estão reunidos, neste volume, três pequenos livros do autor, que representam temas recorrentes na sua obra, uma espécie de ruído de fundo que o acompanha: contos interrompidos, situações sem saída, sonhos próprios ou alheios, equívocos e coincidências.
Em Os Três Últimos Dias de Fernando Pessoa, Antonio Tabucchi descreve, numa narrativa imaginária, a morte de um dos maiores escritores do século XX.


Antonio Tabucchi

Escritor italiano nascido em 1943, em Pisa. Tendo sido professor de Língua e Literatura Portuguesa na Universidade de Génova, foi director do Istituto Italiano di Cultura em Lisboa. Dedicado ao estudo da figura de Fernando Pessoa, produziu ensaios sobre este autor e traduziu obras suas. Paralelamente à sua actividade de pesquisa e crítica literária, tem criado uma notável obra como ficcionista, de onde se destacam Donna di Porto Pim (A Mulher de Porto Pim, 1983), Notturno Indiano (Nocturno Indiano, 1984), Piccoli Equivoci Senza Importanza (Pequenos Equívocos sem Importância, 1985) e Sostiene Pereira (Afirma Pereira, 1994). Esta última deu origem ao filme com o mesmo nome, realizado por Roberto Faenza e filmado em Portugal. Faleceu em Lisboa, a 25 de março de 2012. Em 2001, um artigo que escreveu para o jornal fancês Le Monde e que foi traduzido pelo jornal espanhol El País (acerca da liberdade de expressão), fez com que António Tabucchi fosse galardoado com o Prémio de Liberdade de Expressão Josep Maria Llado, na Catalunha, em Espanha.


Sem comentários:

Enviar um comentário