sábado, 20 de junho de 2015

À Conversa com Ana de Carvalho autora de Sete Dias, Sete Contos e O Destino Assim o Quis

Ana de Carvalho


Ana Maria Fernandes de Carvalho, nasceu a 14 de fevereiro de 1976 no concelho de Ribeira de Pena, distrito de Vila Real. Desde cedo começou a escrever poesia, histórias, mas nunca pensou editar nada, até agora…Mulher, amiga, esposa e mãe, dedica o seu a tudo o que lhe possa trazer felicidade. Tirou um curso de Contabilidade e Gestão e chegou a trabalhar nessa área durante algum tempo. Presentemente, trabalha na Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, Departamento de Apoio aos Órgãos - Vila Real, desde 2007. https://www.facebook.com/anadecarvalho.vr


Estivemos à conversa com Ana de Carvalho de uma simpatia extrema.

Obrigada pelas simpáticas e gentis palavras com que nos brindou e pelo tempo que nos dispensou.



1) Fale-nos um pouco sobre si. Quem é a Ana?
A Ana é uma pessoa humilde, extrovertida, amiga e sobretudo uma sonhadora. Uma pessoa que tanta seguir os valores adquiridos ao longo da vida, procurando ser sempre o mais justa e responsável possível.

2) Quando começou sua paixão pelos livros e o gosto pela escrita?
A paixão pelos livros e o gosto pela escrita remontam aos meus tempos de infância. Sempre adorei escrever. Quando estava triste é que surgiam uns poemas maravilhosos.

3) “Sete Dias, Sete Contos” é o seu segundo livro, como se sente ao editar dois livros em menos de um ano?
Sinto-me completa e realizada. É muito bom escrever dois livros em menos de um ano, sendo que escrever não é a minha única ocupação. Posso dizer que foi mais um desafio vencido.

4) “Sete Dias, Sete Contos” e “O Destino Assim o Quis” são géneros literários, diferentes. Qual o que lhe deu mais prazer escrever?
Ambos, mas de diferentes modos. “O destino assim o quis” é um livro para adolescentes e adultos, uma história que retrata assuntos atuais e que procura deixar mensagens a quem o lê. Por sua vez, “Sete Dias, Sete Contos” é um livro infantil que deu um gosto enorme escrever, é muito bom escrever para crianças. Elas são tão especiais.

5) Como se sente a escrever para crianças?
Sinto-me uma privilegiada, neste momento como o livro foi lançado no dia 01/06/2015, dia da criança, já tenho um feedback por parte de alguns pais e crianças. Algumas delas já sabem as histórias…que mais posso querer?

6) Quer falar-nos um pouco acerca deste seu último livro?
É um livro infantil, com sete histórias, uma para cada dia da semana. Todas as histórias são sobre animais. São histórias simples, com bonitos desenhos, um livro muito colorido…e mais importante, cada história tem uma moral. É importante que as crianças, entendem a moral das histórias, pois a brincar podemos falar de coisas muito sérias.

7) Qual a sensação ao editar os seus livros pela Chiado Editora?
É um orgulho. Neste momento a Chiado Editora é a maior editora portuguesa. Quando trabalhamos com os melhores o resultado só pode ser positivo.

8) Quando termina de escrever um livro, qual o sentimento?
Melancolia e orgulho. Parece que fica sempre algo por dizer, algo por escrever. A partir desse momento o livro deixa de ser só nosso e passa a ser do mundo.

9) Qual o seu autor e livro favorito, segue o seu género literário?
Gosto muito de Camilo Castelo Branco e Miguel Torga, Danielle Steel e Isabel Allende. Tiro umas ideias de alguns deles, mas criei o meu próprio estilo.

10) Já se deparou com pessoas a ler os seus livros? Se sim, qual a sensação?
Já, e a sensação é ótima. Então com este novo livro aconteceu uma coisa magnífica. Uma menina que não gostava de ler pediu à mãe para comprar o meu livro. Passado uma hora passei pela criança e pela mãe e a menina já havia lido duas histórias e continuava a ler. Foi maravilhoso.

11) Qual a sensação, ao deslocar-se a uma superfície comercial, e ver os seus livros à venda?
É bom, é sinal que as livrarias apostam no nosso trabalho, mas para mim, o importante é mesmo que gostem dos meus livros.

12) Como vê o momento actual da Literatura em Portugal?
Infelizmente não está muito bem, as pessoas continuam a ter uma certa relutância em ler, é pena…ler é tão bom, tão útil. Podemos aprender tanto com um livro.

13) Como vê a divulgação dos bloggers literários?
Felizmente estão a surgir alguns muito bons. Acho que é uma mais-valia, alguém está a fazer um bom trabalho em prol da cultura. Por isso, obrigada a todos os bloggers literários.

14) Quer deixar alguma mensagem especial aos seguidores do blog Marcas de Leitura?
Quero, obviamente que sim. Valorizem que se preocupa com vocês. O blog Marcas de Leitura incentiva os seus seguidores e isso é de louvar. Por isso, recomendem aos vossos amigos que eu assim o farei.
Obrigada por tudo e sejam felizes.

Agradeço a sua disponibilidade e simpatia, foi um prazer imenso ter estado à conversa consigo.
Muito obrigada Ana desejo-lhe os maiores sucessos!





Sem comentários:

Enviar um comentário