segunda-feira, 29 de junho de 2015

Efemérides 29 de junho

Giacomo Leopardi

Conde Giacomo Leopardi (Recanati29 de junho de 
1798 — Nápoles14 de junho de 1837) foi um poeta, ensaísta e filólogo italiano. É um dos maiores poetas italianos. A sua obra revela muito pessimismo, melancolia e cepticismo.
O pai (que entregara o filho aos seis anos de idade aos ensinamentos de preceptores que lhe ensinaram a mestria dos clássicos gregos e latinos), proprietário de uma biblioteca particular composta por cerca de vinte mil volumes, desafiava então o jovem Giacomo a fazer traduções, julgando ser este o melhor meio de o introduzir à erudição. Assim, aos dezasseis anos, já revelava autoridade suficiente para escrever um ensaio em que denunciava os erros dos autores clássicos.
O seu primeiro livro, Saggio Sugli Errore Popolari Degli Antichi, embora escrito em1815, permaneceu na posse do autor, e só veio a ser publicado nove anos após a sua morte. Sabe-se que durante esta época Giacomo Leopardi foi vítima de um problema cerebrospinal e da cegueira progressiva de um olho. As suas deficiências físicas, provocadas ou por doença degenerativa, acidente, ou mazelas de duelo, fizeram com que se recatasse da companhia feminina.
Se os poemas que começou por escrever eram inflamados de patriotismo saudosista, queixumes com uma mão no peito e outra na testa, como All' Italia, publicado em 1819, a sua estada em Roma por volta de 1823 aproximou-o dos círculos germânicos. Mudando-se para Bolonha em 1825, passou a trabalhar como professor particular, ao mesmo tempo que ia escrevendo obras que, embora continuando a manter a forma clássica, adoptavam o conteúdo romântico alemão.
Assim, Versi (1826) e Operette Morali (1827) reflectem bem a transição no cunho do seu autor. Em 1830 partiu de Recanatipara Florença mas, três anos depois optou definitivamente por Nápoles, onde escreveu La Ginestra (1836).

Antoine de Saint-Exupéry

Antoine-Jean-Baptiste-Marie-Roger Foscolombe de Saint-Exupéry (Lyon29 de junho de 1900 — Mar Mediterrâneo31 de julho de 1944) foi um escritor,ilustrador e piloto francês, terceiro filho do conde Jean Saint-Exupéry e da condessa Marie 
Foscolombe.


Alian Moroz , é matemático e escritor brasileiro.
Foi vencedor do prêmio "destaque da cultura" em 2006.
Dotado de plena curiosidade e conhecimento por História Antiga, escreve romances góticos ou históricos.
Autor de Desvendando a História e os Mitos bílblicosO manuscrito XXXII.

São Pedro

São Pedro ou São Pedro Apóstolo (em hebraico: כיפא ou פדרו, em grego: Πέτρος, Pétros, "pedra", "rocha"; 
Betsaidaséculo I a.C., — Romacerca de 67 d.C.) foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, segundo o Novo Testamento e, mais especificamente, os quatro Evangelhos. A igrejacatólica considera Pedro como o primeiro Bispo de Roma, sendo por isso o primeiro Papa da Igreja Católica e, até hoje, o detentor do mais longo papado da história, cerca de trinta e sete anos.




Efemérides/29 de junho



Sem comentários:

Enviar um comentário