segunda-feira, 22 de junho de 2015

Efemérides 22 de junho

Abbas Kiarostami

Abbas Kiarostami (Teerã22 de junho de 1940) é um cineastapoeta, roteirista, produtor, fotógrafo e escritor iraniano radicado em Paris. Ganhador de vários prêmios internacionais onde se destacam a Palma de Ouro em 1997 pelo filme Gosto de Cereja e o Leão de Ouro no Festival de Veneza de 1999, por O Vento nos Levará.





Sir Henry Rider Haggard (Bradenham Hall, nasceu em 22 de junho de 1856 vindo a falecer em Londres em 14 de maio de 1925), foi um escritor britânico, filho de William Meybohm Rider Haggard e Ella Doveton, que escreveu obras como As minas do rei Salomão, entre outras, geralmente protagonizadas por exploradores ingleses que viajavam pela África.
Estudou na Ipswich Grammar School. Aos dezenove anos, foi para a África do Sul como secretário do governador da província de Natal. Quando o Transvaal foi anexado à Grã-Bretanha em 1877, seguiu para lá como comissário especial. Voltou à Inglaterra em 1879, e em 1880 casou-se com Mariana Margitson.
A partir de 1882 começou a escrever romances e, em 1885 lançou com sucesso King Solomon´s Mines (As Minas do Rei Salomão), assegurando sua independência financeira. Foi agraciado em 1919 com o título de Sir, por seus feitos brilhantes.
Como funcionário da coroa inglesa na África do Sul, Rider Haggard pôde conhecer vários países e uma enorme quantidade de costumes, crendices e lendas que influenciaram fundamentalmente seu gênio literário.
Além de administrador colonial, foi também agricultor.

Erich Maria Remarque

Erich Maria Remarquepseudónimo de Erich Paul Remark











Anne Morrow Lindbergh, (22 de junho de 1906, em Englewood, New Jersey, Estados Unidos; 7 de fevereiro de 2001, em Vermont, Estados Unidos), escritora dos Estados Unidos. É a autora de O presente do Mar, e foi casada com o famoso aviador Charles Lindbergh.










Dan Brown (Exeter22 de junho de 1964) é um escritor norte-americano. Seu primeiro livro, Fortaleza Digital, foi publicado em 1998 nos Estados Unidos. A este seguiram-se Ponto de Impacto e Anjos e Demônios, a primeira aventura protagonizada pelo simbologista de Harvard Robert Langdon. Seu maior sucesso foi o polêmico best-seller O Código da Vinci, mas seus outros cinco livros também tiveram uma grande tiragem. Entre seus grandes feitos, está o de conseguir colocar seus quatro primeiros livros simultaneamente na lista de mais vendidos doThe New York Times.





Ann Landers, pseudônimo de Esther Pauline Friedman Lederer (4 de julho de 1918 — 22 de junho de 2002) foi uma escritora e jornalista dos Estados Unidos.













Sem comentários:

Enviar um comentário