terça-feira, 2 de junho de 2015

Efemérides 2 de junho

Marquês de Sade

Donatien Alphonse François de Sade, o Marquês de Sade (Paris2 de junho de 1740 — Saint-Maurice2 de dezembro de 1814) foi um aristocrata francês e escritor
libertino. Muitas das suas obras foram escritas enquanto estava na Prisão da Bastilha, encarcerado diversas vezes, inclusive por Napoleão Bonaparte. De seu nome surge o termo médico sadismo, que define a perversão sexual de ter prazer na dor física ou moral do parceiro ou parceiros. Foi perseguido tanto pela monarquia (Antigo Regime) como pelos revolucionários vitoriosos de 1789 e depois por Napoleão.


Madeleine de Scudéry, também conhecida como 
Mademoiselle de Scudéry (Le Havre15 de novembro 
de 1607 — 2 de junho de 1701), foi uma escritora francesa. Era conhecida pelo pseudónimo de Safo. Era a irmã mais nova do escritor Georges de Scudéry.
Nasceu em Le HavreNormandia. Estabeleceu-se em Paris junto com o seu irmão. Durante a última metade do século XVII, sob pseudónimo ou com o próprio nome, ficou conhecida como a primeira mulher literata de França e do mundo. Teve uma grande amizade com Paul Pellisson.
Com personagens clássicas ou orientais como heróis e heroínas, as acções e forma de falar eram tomadas das ideias de moda do momento, e as personagens podiam ser identificadas com os seus contemporâneos.

Thomas Hardy

Thomas Hardy (Higher BockhamptonDorset2 de junho de 1840 - Max GateDorchester,11 de janeiro de 1928) foi um novelista e poeta inglês. Autor de obras de grande importância, conhecido pelo pessimismo radical que caracteriza os seus romances.
De uma família de classe média, filho de um próspero construtor civil, passou sua infância no campo. Estudou arquitetura e trabalhou na restauração de edifícios antigos, principalmente igrejas, enquanto escrevia poemas que só publicaria no fim da vida, quando se revelou um extraordinário poeta. No seu período de maturidade (1878-1895), escreveu obras que se tornaram clássicos da literatura inglesa. Também foi um brilhante contista, que traçou perfis psicológicos antitéticos, portadores e conscientes de seus desejos sexuais e de sua própria opressão pela sociedade. O estilo prosaico e objetivo da sua linguagem, cuja temática voltava-se para a velhice, o amor e a morte, influiu na reação anti-romântica. Por tudo isso, foi considerado o "último dos grandes vitorianos".
Hardy casou-se com Emma Lavinia Gifford em 1874. Após a morte da esposa, em 1912, casou-se com Florence Emily Dugdale, autora de livros infantis. Morreu de causas naturais aos 87 anos. Ele está enterrado na Abadia de Westminster

Amália Luazes

Amália Luazes (Porto2 de Junho de 1865 — Lisboa24 de Dezembro de1938), foi uma 
Amália, formou-se na Escola Normal do Porto. Ensinou em diversos locais como, Valença do MinhoSacavémOeiras e Lisboa. Foi a fundadora do Instituto do Professorado Primário Oficial Português em 1916.

Ana Cristina Cesar

Ana Cristina Cruz Cesar (Rio de Janeiro2 de junho de 1952 — Rio de Janeiro, 29 de outubro de 1983) foi uma poetisa e tradutora brasileira, conhecida como Ana Cristina Cesar (ou Ana C.). É considerada um dos principais nomes da geração mimeógrafo da década de 1970, e tem o seu nome muitas vezes vinculado ao movimento de Poesia Marginal.

Raul Bopp (Vila Pinhal4 de agosto de 1898 — Rio de Janeiro2 de junho de 1984) foi um poeta modernista e diplomata brasileiro, tendo participado da Semana de Arte Moderna ao lado dos amigos Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade. Seu livro Cobra Norato é considerado o mais importante do Movimento Antropófago.



Sem comentários:

Enviar um comentário