segunda-feira, 1 de junho de 2015

Olá mães, pais, tias, tios ou avós…. ou simplesmente grávidas ou em vias disso….

Hoje a Luísa partilha connosco um pouco da sua infância e o que é ser mãe hoje em dia!

Crianças, hoje esqueçam os computadores, os tablets, os telemóveis, as PlayStation e brinquem, brinquem muito ao ar livre. Sujem-se!!!! Simplesmente  DIVIRTAM-SE!!!!  


"Hoje é um dia muito especial, o Dia da Criança.

Levantei-me hoje eram 5h30m, tal e qual como quando era criança e o sol nascia cedinho e rompia pela janela e eu pensava, “já é dia, vou brincar”, em vez disso hoje pensei… “já é dia, ah… é segunda feira… vou trabalhar.”

Para quem não sabe, sou mãe de um menino de 6 anos, …. sou a mãe do Pedro. “Peter´s Mum….”
Acho que nunca deixei de ser criança, sempre tive alma de Peter Pan e as vezes acredito que “consigo voar” e é neste espírito que tenho educado o Pedro.
Tenho tentado encontrar aquele Portal Mágico entre a minha geração e a dele e este fim de semana, o Pedro conheceu e dançou comigo, Footlose e a Febre de sábado noite, canção dos Bee Gees.

Como era de esperar o Pedro tem crescido como um “rapazola”, a desafiar tudo e todos, até ele próprio e é surpreendente aquela força.
Gosta que queijo, espargos, migas, pão alentejano, canta fado, dança hip hop, lê pequenos textos em soluços, faz contas pelos dedos, já namorou  três vezes com a mesma miúda e arrancou os seus 4 dentes de leite sozinho…, decora as falas dos Flinstones e aplica-as como ninguém no dia-a dia.
Como podem ver, tudo normal. Não fosse eu demasiado protectora… transpiro quando ele dá uma cambalhota, fecho os olhos quando ele está em perigo…acordo quando ele tosse e tropeço nas bolas que ele deixa espalhadas no quintal.

A expressão “mãe galinha”, não é para mim…. mas sim antes a “mãe de Nemo” não sei de alguma vez viram o filme “Nemo”, mas para quem não viu, fique a saber o pai do Nemo tinha com medo de perder seu único filho torna-se num pai super-protetor e preocupado com a habilidade para nadar de Nemo. No primeiro dia de aulas, sem confiar em ninguém deixa o filho apenas sob os cuidados do professo, acaba por envergonhar o filho durante uma excursão da escola. Chateado, o Nemo desobedece ao pai e nada em mar aberto, sendo acidentalmente capturado por um mergulhador.

Por hoje ser o dia da criança, enquanto vinha naquela viagem magnifica da manhã no comboio da Fertagus, recordei o dia em que saltei do eléctrico em andamento… de ter lutado na escola, ter faltado às aulas, de ter sido amiga de uma cigana, de tirar dinheiro da carteira da minha mãe, ter andado à boleia para o Tamariz, de ter rapado as sobrancelhas com uma gilette, agua oxigenada no cabelo porque queria ser loira,  partido a antena da TV a fazer de microfone do Festival da canção e entornado tintas na carpete da sala (que me valeu uma valente sova)…entre outras que não me atrevo a contar.

Ontem o Pedro foi fazer aquilo para que nasceu…. ele quer ser Militar, fez ontem arborismo, slide e quanto mais alto melhor… e eu tenho uma valente dor no pescoço porque durante a tarde só olhei para CIMA e a dizer.”Cuidado… ahhhh… Não, ainda não…. Vai agora, agarra-te…. devias ter um capacete…Já chega, é melhor desceres”

Sabem, tive consciência a determinada altura aquela em que ele olha para mim “do topo .. bem lá em cima”e  diz “Mãaaeee…pára”….tal qual Nemo, disse ao pai o NÃO…..

Ele está a crescer, em breve será um adolescente, que tenho de lhe dar o seu espaço e esse é um direito seu, de ser criança, de ter oportunidades e recordações sem que a mãe o envergonhe, mesmo que ele me ache graça por isso.

Invoco o 7º e 10º principio dos Direitos da Criança

7º Princípio – A criança tem direito à educação, para desenvolver as suas aptidões, sua capacidade para emitir juízo, seus sentimentos, e seu senso de responsabilidade moral e social. Os melhores interesses da criança serão a diretriz a nortear os responsáveis pela sua educação e orientação; esta responsabilidade cabe, em primeiro lugar, aos pais. A criança terá ampla oportunidade para brincar e divertir-se, visando os propósitos mesmos da sua educação; a sociedade e as autoridades públicas empenhar-se-ão em promover o gozo deste direito.

10 º Princípio – A criança deve ser criada num ambiente de compreensão, de tolerância, de amizade entre os povos, de paz e de fraternidade universal e em plena consciência que seu esforço e aptidão devem ser postos a serviço de seus semelhantes.
By the way, não desistam da criança que vive em Vós, será ela que nos manterá Vivos.

Luisa"

Obrigada Luisa por mais este texto que partilhas-te connosco J







Sem comentários:

Enviar um comentário