quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Efemérides 12 de agosto

Miguel Torga

Miguel Torgapseudónimo de Adolfo Correia da Rocha (Vila RealSão Martinho de Anta12 de agosto de 1907 — Coimbra17 de janeiro de 
1995), foi um dos mais influentes poetas e 
Destacou-se como poeta, contista e memorialista, mas escreveu também romances, peças de teatro e ensaios.







William Blake (Londres28 de novembro de 1757 — Londres, 12 de agosto de 1827) foi um poeta,
tipógrafo e pintor inglês, sendo sua pintura definida como pintura fantástica.
Blake viveu num período significativo da história, marcado pelo iluminismo e pela Revolução Industrial na Inglaterra. A literatura estava no auge do que se pode chamar de clássico "augustano", uma espécie de paraíso para os conformados às convenções sociais, mas não para Blake que, nesse sentido era romântico, "enxergava o que muitos se negavam a ver: a pobreza, a injustiça social, a negatividade do poder da Igreja Anglicana e do estado."

Robert Southey

Robert Southey (Bristol, Inglaterra, 12 de agosto de 1774 - 21 de março de 1843) foi um historiador, escritor prosador e poeta britânico da escola do romantismo e "Poeta laureado".








Prémio Nobel de Literatura 1922
Jacinto Benavente y Martínez (Madri12 de Agosto 1866 — Madri, 14 de Julho 1954) foi um dramaturgo e crítico espanhol.
Foi galardoado com o Nobel de Literatura de 1922.






Radclyffe Hall (Bournemouth12 de agosto de 1880 - Londres7 de outubro de 1943), nascida Marguerite Radclyffe-Hall, foi uma poeta e romancista inglesa, melhor conhecida por seu clássico da ficção lésbica The Well of Loneliness.

Edison de Souza Carneiro (Salvador12 de agosto de 1912 — Rio de Janeiro2 de dezembro de 1972) foi um escritor brasileiro, especializado em temas afro-brasileiros.
Fez todos seus estudos em Salvador, até diplomar-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Bahia, em 1936 (turma de 1935).

William Goldman

William Goldman (Highland ParkIllinois12 de agosto de 1931) é um escritor e roteirista estadunidense.
É autor do livro ''Marathon Man'', publicado em 1974, e também do roteiro do filme de mesmo nome de 1976, dirigido por John Schlesinger e estrelado por Dustin Hoffman.
Foi vencedor duas vezes do prêmio Oscar na categoria de melhor roteiro, por Butch Cassidy and the Sundance Kid, em 1969, e por All the President's Men, em 1976.

Helen Hunt Jackson

Helen Maria Hunt Jackson (18 de outubro de 
1830Amherst12 de agosto de 1885San Francisco) foi uma escritora estadunidense mais conhecida por seu livro Ramona, um romance sobre os maus-tratos infligidos aos nativos estadunidenses na Califórnia Meridional.









Ian Lancaster Fleming (Londres28 de maio de 1908 
— Cantuária12 de agosto de 1964) foi um oficial da Inteligênica Naval do Reino Unido, jornalista e escritor britânico, mais conhecido por seus romances de espionagem da série James Bond, e por ter criado o famoso personagem. Fleming nasceu em uma família rica conectada com o banco mercante Robert Fleming & Co.; seu pai era um membro do parlamento de Henley de 1910 até sua morte em 1917 na Frente Ocidental durante a Primeira Guerra Mundial. Educado no Eton College, na Real Academia Militar de Sandhurst e nas universidades de Munique e Genebra, Fleming teve vários empregos antes de começar a escrever.
Enquanto trabalhava na Inteligência Naval Britânica durante a Segunda Guerra Mundial, Fleming foi envolvido nos estágios de planejamento das Operações Mincemeat e Golden Eye, com a primeira sendo realizada com sucesso. Ele também se envolveu no planejamento e supervisão de duas unidades de serviço ativas, a 30 Assault Unit e a T-Force. Seu serviço na guerra e sua carreira como jornalista lhe deram bases e conhecimentos para escrever doze romances de Bond e dois livros de contos.
As histórias de Bond estão entre os livros mais vendidos de todos os tempos, com mais de 100 milhões de cópias vendidas mundialmente. Fleming também escreveu a história infantojuvenil Chitty-Chitty-Bang-Bang e dois livros de não-ficção. Em 2008, o jornal The Times o colocou na décima-quarta posição em sua lista dos "50 Maiores Escritores de Língua Inglesa de todos os tempos".
Ele foi casado com Ann Geraldine Charteris, que se divorciou do segundo Visconde de Rothermere como resultado de seu caso com o autor. Fleming e Charteris tiveram um filho, Caspar. Fleming fumava e bebia muito, e sofria de doença do coração; ele morreu em 1964, aos 56 anos, de um ataque cardíaco. Dois de seus livros de Bond foram publicados postumamente, e desde então outros cinco autores produziram romances com o personagem. A criação de Fleming já apareceu em vinte e cinco filmes, tendo sido interpretado por oito atores em um período de cinquenta anos.

Múcio Leão

Múcio Carneiro Leão (Recife17 de fevereiro de 1898 — Rio de Janeiro12 de agosto de 1969) foi um jornalistaescritor e orador brasileiro.

John Milton Cage Jr. (5 de setembro de 1912  — Nova Iorque12 de agosto de 1992) foi um compositor, teórico musical, escritor, admirador anarquista e artista dos Estados Unidos. Cage foi um pioneiro da música aleatória, da música eletroacústica, do uso de instrumentos não convencionais, bem como do uso não convencional de instrumentos convencionais, sendo considerado uma das figuras chave nas vanguardas artísticas do pós-guerra.
Críticos o têm como um dos mais influentes compositores estadunidenses do século XX., principalmente por sua parceria com o coreógrafo Merce Cunningham. mais conhecida de Cage é 4′33″, composto em 1952. A não se utiliza de sons deliberados. Os músicos a apresentá-la não tocam nada durante o tempo especificado no título, ficando apenas quietos, por esse tempo, diante do instrumento. O conteúdo da composição não é quatro minutos e trinta e três segundos de silêncio, como se poderia supor, mas sim de sons do ambiente ouvidos pelo público durante a audição. 
Estudou com Henry Cowell (1933) e Arnold Schoenberg (1933–1935), ambos conhecidos por suas inovações radicais na música. Entretanto, as maiores influências de Cage vêm da Ásia. Através de seus estudos de filosofia indiana e zen budismo nos anos 40, Cage chegou à ideia de música aleatória, que começou a compor em 1951. O I Ching, texto clássico chinês, tornou-se uma importante ferramenta de composição para Cage pelo resto da vida. Em uma conferência em 1957 sobre música experimental, ele descreveu a música como "um jogo sem propósito, que é uma afirmação da vida - não uma tentativa de trazer a ordem no caos nem sugerir aperfeiçoamentos na criação, mas simplesmente um jeito de acordar para a vida" (no purposeless play which is an affirmation of life – not an attempt to bring order out of chaos nor to suggest improvements in creation, but simply a way of waking up to the very life we're living).


Efemérides/12 de agosto


Sem comentários:

Enviar um comentário