terça-feira, 11 de agosto de 2015

No Coração de São Miguel de Miguel Passarinho (Outubro de 2015)

No Coração de São Miguel

Sinopse

Alma minha gentil a esta santa ilha devotada lírio azul plantado no mar ligustro perfumado liberto pelo ar,

malmequer noivo da terra mariposa esvoaçante ao vento estrelícia ave do paraíso espiga de feno entre ervinhas levantada rosa silvestre de abelha alimento rododendro de pétalas sedosas ilex agreste de bagas vermelhas ipomeia azul florindo e subindo por muro nerium florescente ninfa inspiradora de alma minha tresmalhada deixa-me cantar-te, dá-me inspiração ilha deixa levantar-te do solo contigo ao colo alma minha gentil te quer abraçar, alma minha gentil contigo quer descolar…

Miguel Neves Passarinho, nasceu em 28 de Julho de 1949, na freguesia do Carvalhal, a norte do concelho de Abrantes. Frequentou, na Universidade de Letras de Lisboa, os cursos de História e de Estudos clássicos e franceses. Lecionou, desde o início da década de setenta, na antiga escola Industrial e Comercial de Abrantes, nos antigos liceus nacionais do Barreiro, Camões e Gil Vicente, em Lisboa e na Escola Secundária Fernão Mendes Pinto e Anselmo de Andrade, em Almada.
A maior parte do tempo de docência ocorreu no estrangeiro como leitor do ICALP e do IC, na Universidade Omar Bongo, em Libreville, Gabão, no Centro de Formação de Professores, na cidade da Praia, em Cabo Verde, Universidade Pedagógica, Universidade Católica e Escola de Formação de Professores em Nampula, Moçambique, Exerceu durante quase duas décadas o cargo de professor de Língua e Cultura Portuguesas, em diversos
Cantões helvéticos: Appenzell, St. Gallen,Turgau e Basileia. Na Suíça foi colaborante ativo na Revista Pessoas, sob a égide da Livraria Camões. Guia em museus e cidades helvéticas históricas. Foi conferencista e participou em debates sobre temas diversificados, algumas divulgadas na Revista Presença, organizados pelo Centro Português de Cultura de que era presidente a dra Maria Rosa Cassola Ribeiro.
Em 1998, publicou, em parceria com Gilda Passarinho: No Oriente de Fernão, Ver Como Mendes Pinto Viu Na Rota do Nascente Contra Ventos e Homens, em 2013 com Sandra Teixeira: Cantos do (A)mar.
Vive em Azeitão na quintinha - Vale de Lobos-, reino verdejante, reino de flores.

Outras obras do autor
CANTOS DO (A)MAR
 

Sem comentários:

Enviar um comentário