quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Feliz Lusitânia ou a Belém da Saudade de José Santiago (Setembro de 2015)

Feliz Lusitânia ou a Belém da Saudade

Sinopse


Neste relato de vida apreciei particularmente a viva descrição do seu primeiro passeio por Belém e a narração das atribuladas deslocações pela Amazónia e das viagens a localidades com nomes portugueses como Santarém e Alter-do-Chão. O autor pinta ainda um fresco de pitorescas personagens com quem conviveu e (…) ilustra bem como Belém tem tanto de familiar e reconhecível para um português como de “diferente e enigmático”.
Esta narrativa revela ainda o misto de sensações, dúvidas e expetativas de um diplomata ao ser nomeado para um novo posto e o significado especial que assumem quando se trata de uma primeira colocação, já que se está consciente de que dessa experiência se poderá concluir, ou não, que a escolha da carreira foi acertada e avaliar da real capacidade de cada um para se adaptar a novas situações e resistir à “angústia do desconhecido”.
Helena de Almeida Coutinho 
Embaixadora de Portugal em Lima

E é essa vivencia que o Autor deste livro, simples e rico, transmite aos leitores com lucidez e sentimento. Propositadamente, não me alongo em descrições de Belém e da sua vasta zona envolvente ou em apreciações dos seus problemas ou limitações. O livro tão pessoal, até na menção dos pequenos pormenores do quotidiano, tem tudo aquilo que estas linhas não fariam senão antecipar. Contribuirá para a solidez dos vínculos luso-brasileiros, nunca demasiadamente construidos.
Embaixador Pedro Ribeiro de Menezes.
José Santiago
Nasceu em 25 de Outubro de 1963, em Anadia. Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, com pós – graduação em Estudos Europeus pela mesma Universidade. Foi advogado antes de ingressar na carreira diplomática em 1990. Desde então, integra o quadro de pessoal diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Esteve colocado no Consulado em Belém do Pará, na Embaixada em Otava, no Consulado Geral em Goa, na Embaixada em Nova Deli e na Embaixada em Atenas.
Em Lisboa, exerceu funções nas Direcções de Serviços da Europa, da América Central e do Sul e da Protecção Consular e Vistos. Está actualmente na Direcção de Serviços da Ásia e Oceânía

Sem comentários:

Enviar um comentário