quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Efemérides 15 de outubro

Antônio Houaiss


Houaiss era o quinto de sete filhos de um casal de imigrantes libaneses, Habib Assad Houaiss e Malvina Farjalla, radicados no Rio de Janeiro. Com dezesseis anos, começou a leccionar português, actividade que exerceu durante toda sua vida. Intelectual de destaque, Houaiss foi professor,filólogo, escritor, crítico literário,tradutor, diplomata, enciclopedista e Ministro da Cultura.



Antônio Houaiss  Crítica e Antologia: Prefácio, in: Vida urbana (1956); Crítica avulsa (1960); Seis poetas e um problema, estudos de crítica literária, estilística e ecdótica (1967); Augusto dos anjos, poesia, antologia, introdução e notas (1960); Qual prefácio, in: A rima na poesia de Carlos Drummond de Andrade, de Hélcio Martins (1968); Introdução, in: Reunião: 10 livros de poesia, de Carlos Drummond de Andrade (1969); Crítica literária e estruturalismo, in II Simpósio de língua e literatura portuguesa (1969); Drummond mais Seis poetas e um problema (1976); Homenagem a Joaquim Cardoso, conferência (1978); Estudos vários sobre palavras, livros e autores (1979).

Agustina Bessa-Luís

Agustina Bessa-Luís, pseudónimo literário de Maria Agustina Ferreira Teixeira Bessa GOSE • GCSE (AmaranteVila Meã15 de Outubro de 1922) é uma escritora portuguesa.

Margaretha Gertruida Zelle (Leeuwarden7 de agosto de 1876 —Vincennes15 de outubro de 1917), conhecida mundialmente como Mata Hari, foi uma dançarina exótica dos Países Baixos acusada de espionagemque foi condenada à morte por fuzilamento, durante a Primeira Guerra Mundial. Em diferentes ocasiões sua vida foi alvo da curiosidade de biógrafos, romancistas e cineastas. Ao longo do tempo, Mata Hari transformou-se em uma espécie de símbolo da ousadia feminina









Madeleine de Scudéry

Madeleine de Scudéry, também conhecida como Mademoiselle de Scudéry(Le Havre15 de novembro de 1607 — 2 de junho de 1701), foi uma escritorafrancesa. Era conhecida pelo pseudónimo de Safo. Era a irmã mais nova do escritor Georges de Scudéry.
Nasceu em Le HavreNormandia. Estabeleceu-se em Paris junto com o seu irmão. Durante a última metade do século XVII, sob pseudónimo ou com o próprio nome, ficou conhecida como a primeira mulher literata de França e do mundo. Teve uma grande amizade com Paul Pellisson.
Com personagens clássicas ou orientais como heróis e heroínas, as acções e forma de falar eram tomadas das ideias de moda do momento, e as personagens podiam ser identificadas com os seus contemporâneos.

Italo Calvino (Santiago de las Vegas15 de outubro de 1923 — Siena19 de setembro de 1985) foi um dos mais importantes escritores italianos doséculo XX. Nascido em Cuba, de pais italianos, a sua família retornou à Itália logo após o seu nascimento.
Formado em Letras, participou na resistência ao fascismo durante aSegunda Guerra Mundial e foi membro do Partido Comunista Italiano até1956, tendo se desfiliado em 1957. A sua carta de renúncia ficou famosa em 1957 .
Sua primeira obra foi Il sentiero dei nidi di ragno (A trilha dos ninhos de aranha (título no Brasil) ou O atalho dos ninhos de aranha (título em Portugal)), publicada em 1947. Uma de suas obras mais conhecidas é Le città invisibili(As cidades invisíveis), de 1972, tendo como personagens Marco Polo eKublai Khan.

Michel Foucault (pronúncia francesa:AFI[miʃɛl fuko]); Poitiers15 de outubro de 1926 — Paris25 de junho de 1984) foi um filósofohistoriador das ideiasteórico socialfilólogo e crítico literário. Suas teorias abordam a relação entre poder e conhecimento e como eles são usados ​​como uma forma de controle social por meio de instituições sociais. Embora muitas vezes seja citado como um pós-estruturalista e pós-modernista, Foucault acabou rejeitando essas etiquetas, preferindo classificar seu pensamento como uma história crítica da modernidade. Seu pensamento foi muito influente tanto para grupos acadêmicos, quanto para ativistas.




Olalla Cociña

Olalla Cociña Lozano (ViveiroGaliza15 de Outubro de 1979) é uma poetajornalista galega.
Licenciada em Jornalismo pela Universidade de Santiago de Compostela. Obteve em 2000 o prémio de poesia "O Facho", outorgado pela associaçãocorunhesa do mesmo nome. Em 2004 obteve o segundo prémio na XVIII edição do certame literário da Associação Cultural Galega Rosalia de Castrode Cornellà (Barcelona).



Sem comentários:

Enviar um comentário