sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Efemérides 16 de Outubro

Oscar Wilde


Oscar Fingal O'Flahertie Wills Wilde, ou simplesmente Oscar Wilde(Dublin, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda, actual República da Irlanda, 16 de outubro de 1854  Paris, França, 30 de novembro de 1900) foi um influente escritor, poeta e dramaturgo britânico de origem irlandesa. Depois de escrever de diferentes formas ao longo da década de 1880, ele se tornou um dos dramaturgos mais populares de Londres, em 1890. Hoje ele é lembrado por seus epigramas e peças, e as circunstâncias de sua prisão, que foi seguido por sua morte precoce.
Oscar Wilde, foi talvez o mais importante dramaturgo da época vitoriana. Criador do movimento dândi, que defendia o belo e o culto da beleza como um antídoto para os horrores da época industrial, Wilde publicou a sua primeira obra em 1881, a que se seguiram duas peças de teatro. A partir de 1887 iniciou uma fase de produção literária intensa, em que escreveu diversos contos, peças de teatro, como A Importância de se Chamar Ernesto, e um romance. Em 1895, foi acusado de homossexualidade e violentamente atacado pela imprensa, tendo-se envolvido num processo que o levou à prisão. Morreu em Paris em 1900.

Günter Grass


Günter Grass Medalha Nobel Nobel de Literatura (1999)
Prémio Princesa das Astúrias(1999)
GünterWilhelm Grass (Danzig16 de outubro de 1927) é um  intelectual,romancistadramaturgopoeta e artista plástico alemão. Alternava a actividade literária com a escultura, enquanto participava de forma activa da vida pública do seu país. Recebeu o Nobel de Literatura de 1999. Também é reconhecido como um dos principais representantes do teatro do absurdo da Alemanha. Seu nome é por vezes grafado Günter Graß.
PRÉMIO NOBEL DA LITERATURA 1999 
Escritor alemão nascido a 16 de Outubro de 1927, na cidade de Danzig. Na década de 30 alistou-se nas fileiras da Juventude Hitleriana. Tinha apenas doze anos quando deflagrou a Segunda Guerra Mundial e, assim que atingiu os dezasseis, foi recrutado pelo exército. Ferido em combate em meados de 1944, voltou ao campo de batalha pouco tempo depois, mas acabou por ser aprisionado pelas tropas norte-americanas e levado para Marienbad, na Checoslováquia. Libertado em 1946, passou por um período difícil em que teve que sobreviver trabalhando na agricultura, numa mina de potassa, e como aprendiz de pedreiro. A experiência conseguida neste último labor fez com que se entusiasmasse pela via criativa, e em 1948 conseguiu ser admitido no curso de Pintura e Escultura da Academia das Artes de Düsseldorf. Transitou em 1953 para a Academia Estatal de Belas-Artes de Berlim Ocidental, obtendo o seu diploma em 1955. Após se ter associado à célebre tertúlia Gruppe 47, reputada pela crítica social e espírito inovador, empreendeu uma viagem que o levou a lugares como a França, a Itália e a Espanha. Fixando-se em Paris em 1956, começou a trabalhar como escultor, dedicando também parte do seu tempo à escrita, encetando um romance e compondo versos e peças de teatro que passaram despercebidas. Não obstante, obteve grande reconhecimento a nível internacional logo após a publicação de Die Blechtrommel, em 1959. Estabelecido como romancista, Grass regressou à República Federal Alemã em 1960, escolhendo Berlim como seu domicílio. Continuou a escrever, publicando os dois volumes que, com Die Blechtrommel, formam o corpus que ficou conhecido como a "Trilogia de Danzig", pelo facto de Grass fazer decorrer a acção das três obras nessa cidade. Katz Und Maus (1961) e Hundejahre (1963) concentravam-se também na análise do panorama político alemão durante e após a Segunda Guerra Mundial, e vieram confirmar a reputação de Günter Grass. O autor passou então a escolher Berlim como alvo preferencial do olhar astuto que caracterizou a sua obra. Interessando-se pela militância política, deixou-se contratar por Willy Brandt, na altura dirigente do Partido Social Democrata, mais tarde eleito chanceler. A partir da década de 70, debruçou-se sobre temas de importância, como o pacifismo, a ecologia, o feminismo e o papel dos intelectuais na feitura de um mundo melhor. Considerado como um porta-voz da sua geração, Günter Grass não só foi eleito presidente da Academia das Artes de Berlim em 1983, como viu a sua obra ser agraciada com elevadas distinções, como por exemplo, o Prémio Internacional Mondello, a Medalha Alexander-Majakovsky, o Prémio Literário Príncipe das Astúrias e o Prémio Nobel da Literatura, atribuído em 1999. Para além das obras já referidas, convém destacar Aus Dem TagebuchEiner Schneke (1972), Der Butt (1977), Die Rättin (1986) e Im Krebsgang (2002), pelo modo como se preocupa com o futuro da civilização.



Helge Rode

elge Rode foi um escritor dinamarquês, nascido em Copenhaga a 16 de Outubro de 1870 e falecido em Frederiksborg a 23 de Março de 1937.
Ligado de início ao grupo simbolista liderado por J. Jørgensen, a influência da sua produção lírica (centrada em temas como a solidão, a experiência mística e a morte) chega até à geração poética existencialista ulerior à II Guerra Mundial.
Nos seus ensaios opôs as suas concepções panteistas e neo-romãnticas, ao intelectualismo e positivismo em voga.

Roger Vailland

Roger Vailland (Acy-en-Multien, 16 de Outubro de 1907- Meillonnas, 12 de Maio de 1965) foi um romancistaensaísta e dramaturgo francês.
Dos seus romances destacam-se Drôle de jeu (1945), Les mauvais coups(1948), Un jeune homme seul (1951), 325 000 francs (1955), e La loi (1957), vencedor do Prix Goncourt. Nas suas peças Les liaisons dangereuses (comClaude Brûlé e Roger Vadim1959) e Le vice et la vertu (com Vadim, 1962).

Karl Ristikivi

Karl Ristikivi (Läänemaa16 de outubro de 1912 - Estocolmo19 de julho de 1977) foi um escritor estoniano. Ele está entre os melhores escritores estonianos devido a seus romances históricos. Embora ele tenha publicado apenas uma coleção de poemas durante a sua vida, A Jornada (Espiritual) de um Homem, ele é considerado um dos melhores poetas estonianos ao lado de Gustav Suits e Heiti Talvik.

Helder Caldeira (Paraíba do SulRJ16 de outubro de 1978) é um escritor,jornalistacolunista político e conferencista brasileiro. Foi comentarista políticoda Rede Record entre 2010 e 2013, onde apresentou o programa iPolítica. É autor do romance Águas Turvas e de A 1ª Presidenta, primeiro livro publicado no Brasil sobre a trajetória política da Presidente Dilma Rousseff.
Assina colunas políticas nas revistas On e Leia e colabora diariamente com mais de quatro dezenas de jornais, revistas e portais de norte a sul do Brasil, além de publicações internacionais.
Foi assessor político e institucional da Casa Civil do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Professor Universitário na FACTU/MG, Subsecretário Municipal de Desenvolvimento Turístico Econômico e Rural de Paraíba do Sul e Sócio-Fundador e Presidente da Fundação Cultural de Paraíba do Sul.
Em fevereiro de 2011 lançou Pareidolia Política, seu terceiro livro,uma análise dos dois últimos anos de Luiz Inácio Lula da Silva no comando do país, as eleições 2010, a vitória e os primeiros dias de Dilma Rousseff na Presidência da República, tudo isso ladeado pela constante degradação dos Poderes Legislativo e Judiciário.
Seu livro A 1ª Presidenta, que faz um paralelo entre a trajetória política de Dilma Rousseff e o processo deredemocratização do Brasil, será adaptado para o cinema, com estreia prevista para dezembro de 2012, onde Marieta Severo é a atriz mais cotada para viver a protagonista, título da obra.
Lançou em 2014 Águas Turvas, seu primeiro romance de ficção, narrando a história de amor entre o jovem médico brasileiro Gabriel Campos e o executivo norte-americano Justin Thompson, filho de uma família republicana e tradicional de Massachusetts, nos EUAÁguas Turvas é publicado pela Editora Quatro Cantos.




Dia Mundial da Alimentação



16 de Outubro é o Dia Mundial da Alimentação.
Esta comemoração, teve início em 1981, é na actualidade celebrada em mais de 150 países como uma importante data para consciencializar a opinião pública sobre as questões da nutrição e alimentação.
Esta data assinala ainda a fundação da (FAO). Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura.

Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura


A FAO foi fundada em 16 de Outubro de 1945, em Quebeque, Canadá. Em 1951, a sua sede foi transferida para Roma, por iniciativa do governo italiano, que teria investido quatro milhões de dólares na construção da nova sede. Em 2000, tinha 181 membros (180 países e a União Europeia).






Sem comentários:

Enviar um comentário