segunda-feira, 13 de abril de 2015

Efemérides 13 de abril

Samuel Beckett

Prémio Nobel da Literatura 1969
Samuel Beckett (Dublin13 de abril de 1906 — Paris22 de dezembro de1989) foi um dramaturgo e escritor irlandês.
Beckett é amplamente considerado como um dos escritores mais influentes do século XX. Fortemente influenciado por James Joyce, ele é considerado um dos últimos modernistas. Como inspiração para muitos escritores posteriores, ele às vezes também é considerado um dos primeiros pós-modernistas. Ele é um dos escritores fundamentais, no que Martin Esslin chamou de "Teatro do absurdo". Seu trabalho tornou-se cada vez mais minimalista em sua carreira mais tarde.
Recebeu o Nobel de Literatura de 1969. Utiliza nas suas obras, traduzidas em mais de trinta línguas, uma riqueza metafórica imensa, privilegiando uma visão pessimista acerca do fenômeno humano. É considerado um dos principais autores do denominado teatro do absurdo. Sua obra mais famosa tanto no Brasil como em Portugal é a peça Esperando Godot.

Jean de La Fontaine

Jean de La Fontaine (Château-Thierry8 de julho de 1621 — Paris13 de abril de 1695) foi um poeta e fabulista francês.
Era filho de um inspetor de águas e florestas, e nasceu na pequena localidade de Château-Thierry. Estudou teologia e direito em Paris, mas seu maior interesse sempre foi a literatura.
Por desejo do pai, casou em 1647 com Marie Héricart. Embora o casamento nunca tenha sido feliz, o casal teve um filho, Charles.
Em 1652 La Fontaine assumiu o cargo de seu pai como inspetor de águas, mas alguns anos depois colocou-se a serviço do ministro das finanças Nicolas Fouquet, mecenas de vários artistas, a quem dedicou uma coletânea de poemas.
Escreveu o romance "Os Amores de Psique e Cupido" e tornou-se próximo dos escritores Molière e Racine. Com a queda do ministro Fouquet, La Fontaine tornou-se protegido da Duquesa de Bouillon e da Duquesa d'Orleans.
Em 1668 foram publicadas as primeiras fábulas, num volume intitulado "Fábulas Escolhidas". O livro era uma coletânea de 124 fábulas, dividida em seis partes. La Fontaine dedicou este livro ao filho do rei Luís 14. As fábulas continham histórias de animais, magistralmente contadas, contendo um fundo moral. Escritas em linguagem simples e atraente, as fábulas de La Fontaine conquistaram imediatamente seus leitores.
Em 1683 La Fontaine tornou-se membro da Academia Francesa, a cujas sessões passou a comparecer com assiduidade. Na famosa "Querela dos antigos e dos modernos", tomou partido dos poetas antigos.
Várias novas edições das "Fábulas" foram publicadas em vida do autor. A cada nova edição, novas narrativas foram acrescentadas. Em 1692, La Fontaine, já doente, converteu-se ao catolicismo. A última edição de suas fábulas foi publicada em 1693.
Antes de vir a ser fabulista, foi poeta, tentou ser teólogo. Além disso, também entrou para um seminário, mas aí perdeu o interesse.

Roger de Bussy-Rabutin

Roger de Rabutin, Comte de Bussy, habitualmente conhecido como Bussy-Rabutin (EpiryFrança13 de abril de 1618 - 9 de abril de 1693), foi um escritor de memórias.












Joseph Barber Lightfoot (13 de abril de 1828 – 21 de dezembro de 1889) foi um teólogo inglês e bispo de Durham. Ele é geralmente citado como J.B. Lightfoot.
É considerado o fundador e principal defensor da chamada "Escola de Cambridge" na controvérsia teológica provocada pela Escola de Tübingen no final do século XIX.





Antônio Augusto de Lima Júnior

Antônio Augusto de Lima Júnior (Leopoldina13 de abril de 1889 — Belo Horizonte26 de setembro de 1970) foi um advogadojornalistapoetamagistrado e historiador brasileiro.
Filho primogênito do poeta, jurista e político Augusto de Lima e de Vera Monteiro de Barros Suckow de Lima, formou-se na Faculdade de Direito de Minas Gerais. Em 1911, quando seu pai foi eleito deputado federal por Minas Gerais, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, onde se casou com Teodosia de Castro Cerqueira. Foi funcionário da Marinha no Rio de Janeiro até se aposentar em 1944 no cargo de procurador do Tribunal Marítimo. Foi membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, onde é patrono da cadeira número 23. Ocupou a cadeira número 27 da Academia Mineira de Letras.
Esteve por duas vezes em Portugal em missões oficiais. Em uma delas, em 1936, foi encarregado pelo governo Getúlio Vargas para negociar o traslado ao Brasil dos restos mortais dos participantes da Inconfidência Mineira exumados na África, atualmente no Museu da Inconfidência. Foi um dos responsáveis pelo decreto de Getúlio Vargas que fez de Ouro Preto monumento nacional. Foi também o idealizador da entrega da Medalha da Inconfidência.
Colaborou em diversos jornais do Rio de Janeiro como Gazeta de NotíciasA NoiteJornal do BrasilJornal do CommercioCorreio da Manhã. Fundou em Belo Horizonte o Diário da Manhã e a Revista de História e Artes.
Augusto de Lima Júnior foi agraciado em Portugal com a Ordem Militar de Cristo e com a Ordem de Sant'Iago da Espada.

Zeca Strazzer nome artístico de Rodrigo José Magalhães Strazzer (São Paulo,13 de abril de 1930) é um escritor de novelas brasileiro.

Prémio Nobel da literatura 2008
Jean-Marie Gustave Le Clézio, que assina J.M.G. Le Clézio (Nice13 de Abril de 1940), é um escritor franco-mauriciano.
Recebeu o Nobel de Literatura de 2008. 






Hiro Mizushima (13 de Abril de 1984) é escritor, foi modelo e actor japonês.
É conhecido por intepretar os protagonistas Souji Tendou e Souji Kusakabe, na série de televisão Kamen Rider Kabuto.
Em 22 de fevereiro de 2009 casou-se com a cantora Ayaka Iida.
Em setembro de 2010, Mizushima desentendeu-se com a agência que o representava e declarou ter abandonado a carreira de ator para se dedicar à escrita de peças e roteiros próprios.

Efemérides/13 de abril



Sem comentários:

Enviar um comentário