segunda-feira, 20 de abril de 2015

Richard Booth

Richard Booth

“Um livro novo é para o ego, um
livro usado é para o intelecto”,
diz Richard Booth

Richard George William Pitt Booth , MBE (nascido em 12 de Setembro de 1938 em Hay-on-Wye , no País de Gales ), é um Welsh livreiro, conhecido por sua contribuição para o sucesso de Hay-on-Wye como um centro de venda de livros de segunda mão. Ele também é o auto-proclamado "Rei do Hay".
Ele foi educado na escola do rugby e da Universidade de Oxford , no entanto, ele temia ver como os homens jovens como ele deixou sua cidade natal para a cidade, e se perguntou o que o comércio poderia salvar esta pequena economia rural. Tendo herdado a propriedade Brynmelyn de seu tio, Major Willie Booth, ele então abriu uma livraria de segunda mão em Hay-on-Wye, no quartel dos bombeiros de idade, e levou os homens mais fortes da Hay para a América, onde as bibliotecas estavam fechando rápido. Eles compraram e enviados livros em recipientes de volta para Hay-on-Wye. Seu exemplo foi seguido por outros, de modo que pelo Hay 1970 tinha-se tornado internacionalmente conhecida como a "Cidade dos Livros".
Em 1 de abril de 1977 Richard Booth Hay proclamou um "reino independente" com ele mesmo como rei Ricardo Coração de Livre e seu cavalo como primeiro-ministro. O golpe de publicidade ganhou ampla cobertura de notícias, e resultou em vários spin-offs como "passaporte" que estão sendo emitidos.
Em 01 de abril de 2000 Booth seguiu com uma posse de "The House of Lords Hay" e criou 21 novos pares hereditários para o "Reino de Hay".
Hay Festival Literário foi outro spin-off a partir do número crescente de livrarias na cidade, que agora recebe um número estimado de 500 mil turistas por ano. Em reconhecimento a seus serviços ao turismo, Richard Booth foi premiado com o MBE no Ano Novo Honras 2004 List. Em agosto de 2005, Richard Booth anunciou que estava vendendo sua livraria Hay e movendo-se para a Alemanha. A livraria está agora sob a posse de Elizabeth Haycox e teve obras de remodelação extensivas realizadas desde 2009.
No final Richard Booth não se moveu para a Alemanha, mas ainda vive em Brynmelyn e ainda é muito o Rei do Hay. Ele agora, de 2014, é dono de uma livraria na cidade chamado, apropriadamente The King of Hay.
Ele se casou com sua segunda esposa Esperança Stuart, um ex-fotógrafo freelance, na década de 1980. Em 1999, ele publicou sua autobiografia, My Kingdom of Books ( Y Lolfa , ISBN 0862434955 ), com a ajuda de sua enteada Lucia Stuart.

O meu reino por um livro




Sem comentários:

Enviar um comentário