domingo, 19 de abril de 2015

Efemérides 19 de abril

Lygia Fagundes Telles

Lygia Fagundes Telles, nascida Lygia de Azevedo Fagundes ComIH (São Paulo19 de abril de 1923), é uma escritora brasileira, galardoada com o Prêmio Camões em 2005.
É membro da Academia Paulista de Letras desde 1982, da Academia Brasileira de Letras desde 1985 e da Academia das Ciências de Lisboa desde 1987.





Octavio Paz

Prémio Nobel da Literatura 1990
Octavio Paz Lozano (Cidade do México31 de Março de 1914 — Cidade do México, 19 de Abril de 1998) foi um poetaensaísta, tradutor e diplomata mexicano, notabilizado, principalmente, por seu trabalho prático e teórico no campo da poesia moderna ou de vanguarda. Recebeu o Nobel de Literatura de 1990.
Escritor prolífico cuja obra abarcou vários gêneros, é considerado um dos maiores escritores do século XX e um dos grandes poetas hispânicos de todos os tempos.
Passou a infância nos Estados Unidos, acompanhando a família. De volta ao seu país, estudou direito na Universidade Nacional Autônoma do México. Cursou também especialização em literatura. Morou na Espanha, onde conviveu com diversos intelectuais. Viveu também em Paris, no Japão e na Índia.
Em 1945, ingressou no serviço diplomático mexicano. Quando morava em Paris, testemunhou e viveu o movimento surrealista, sofrendo grande influência de André Breton, de quem foi amigo. Em sua criação, experimentou a escrita automática, tendo praticado posteriormente uma poesia ainda vanguardista, porém mais concisa e objetiva, voltada a um uso mais preciso da função poética da linguagem.
Publicou mais de vinte livros de poesia e incontáveis ensaios de literatura, arte, cultura e política, desde Luna Silvestre, seu primeiro livro, de 1933.

Manuel Bandeira

Manuel Carneiro de Sousa Bandeira Filho (Recife19 de abril de 1886— Rio de Janeiro13 de outubro de 
Considera-se que Bandeira faça parte da geração de 1922 da literatura moderna brasileira, sendo seu poema Os Sapos o abre-alas da Semana de Arte Moderna de 1922. Juntamente com escritores como João Cabral de Melo NetoPaulo FreireGilberto FreyreClarice Lispector e Joaquim Nabuco, entre outros, representa o melhor da produção literária do estado de Pernambuco.

Lord Byron

George Gordon Byron, 6º Barão Byron FRS (Londres22 de janeiro de 1788— Missolonghi19 de abril de 1824), melhor conhecido como Lorde Byron, foi um destacado poeta 
britânico e uma das figuras mais influentes do romantismo
célebre por suas obras-primas, como A Peregrinação de Childe Harold e Don Juan (o último permaneceu inacabado devido à sua morte iminente). Byron é considerado como um dos maiores poetas europeus, é muito lido até os dias de hoje.
Toda a obra de Byron, que exprime o pessimismo romântico, com a tendência a se voltar contra os outros e contra a sociedade, pode ser vista como um grande painel autobiográfico. Foram novos, em sua postura, o tom declarado de rebeldia ante as convenções morais e religiosas e o charme cínico de que seu herói demoníaco sempre se revestiu.
A fama de Byron não se deve somente aos seus escritos, mas também a sua vida – amplamente considerada extravagante – que inclui numerosas amantes, dívidas, separações, alegações de incestohomossexualismo, sendo também um dos primeiros escritores a descrever os efeitos da maconha.
Encontrou a morte em Missolonghi, onde estava lutando ao lado dos gregos pela sua independência da opressão turca. Segundo consta, a causa da morte parece ter sido uremia, complicada por febre reumática. Sua filha, Ada Lovelace, colaborou com Charles Babbage para o engenho analítico, um passo importante na história dos computadores.

Jerzy Andrzejewski

Jerzy Andrzejewski (Varsóvia19 de Agosto de 1909 — 
Varsóvia19 de Abril de 1983) foi um romancista e dissidente político polaco.
Oriundo de uma família da classe média, era filho de um merceeiro e da filha de um médico de província. Muito cedo na sua infância, começou a escrever contos.
Depois de concluir os seus estudos secundários, Andrzejewski ingressou na Universidade de Varsóvia como estudante de Literatura da Polónia mas, enquanto escrevia para revistas literárias, como o semanário Prosto z Mostu, descurou os seus deveres académicos, pelo que deixou a universidade sem ter obtido um diploma.
Em 1936 publicou o seu primeiro livro, com o título Drogi nieuniknione(Caminhos Inevitáveis), e, dois anos mais tarde, Ład Serca (1938, A Harmonia do Coração), ambos colectâneas de contos que tinham já aparecido na revista Prosto z Mostu. O último livro mencionado foi galardoado com o prémio da Academia da Literatura da Polónia e o seu autor foi considerado como o escritor católico mais talentoso do seu país.

Efemérides/19 de abril



Sem comentários:

Enviar um comentário