sexta-feira, 24 de abril de 2015

As Vinhas do Amor de Roisin McAuley

de Roisin McAuley; Tradução: Paulo Nogueira
O sabor de um beijo…o aroma de um vinho naquele verão
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 320
ISBN: 9789897260148

Dimensões: 154 x 235 x 21 mm
Encadernação: Capa mole
Tipo de Produto: Livro
Classificação Temática:
Livros em Português
Literatura > Romance

Sinopse
Moonbeam Star, conhecida pelos amigos como Melanie, é filha de um casal hippy. O pai esqueceu-se de regressar de Woodstock e a mãe partiu para se encontrar, portanto, Melanie foi criada pelos avós. 
Agora na casa dos vinte, Melanie estuda e trabalha num estabelecimento vinícola na Califórnia. Quando o avô tem um ataque cardíaco, revela um segredo que guardou desde que o seu avião foi abatido sobre a França durante a Segunda Guerra: teve um filho com a rapariga que salvou. A criança era um rapaz, e Melanie fica intrigado com a existência desse tio francês e parte à sua procura.
 
Em Inglaterra, a jovem irlandesa Honor Brady apaixona-se por Hugo, um comerciante de vinhos, que a leva para o seu castelo em Astignac, na zona vinícola de Entre Deux Mers.
Hugo vende vinhos raros a
 connoisseurs; vinhos com história; vinhos escondidos durante a guerra; vinhos salvos do Palácio de Inverno em Sampetersburgo… e Honor é deixada sozinha, o que a leva a conhecer Didier, cuja família outrora foi dona do château de Hugo e está ligada ao tio de Melanie. À medida que as vida das duas mulheres se sobrepõem, é descoberta uma teia de mentiras que se estendeu durante décadas.


Um livro com aroma, sentimento e sabor. Uma capa e uma sinopse que cativam e atraem.
A escrita da autora é simples, leve e cuidada. A leitura é interessante, agradável e fluida.
Ao deparar-me com:



Imaginei logo que seria uma história fresca, deliciosa e com sabor, e não me enganei muito.
A história dá-nos a conhecer o mundo e o submundo dos vinhos, segredos, mentiras, mistérios, feridas, tristezas, alegrias e vidas desencontradas.

Melanie é uma jovem que foi criada pelos avós e a quem foram incutidos valores morais e humanos. O pai faleceu era ela bebé e a mãe foi trabalhar para longe por isso deixou-a ao cuidado dos avós Bill e Dorothy McKitterick. Agora na casa dos vinte anos e depois de o avô lhe ter revelado um segredo com mais de 50 anos, parte à procura de respostas concretas para as suas dúvidas.

Um livro que se lê num ápice para descobrirmos o desfecho, e como vários acontecimentos podem alterar por completo as nossas vidas.
Uma história com princípio, meio e com um final acabado à pressão o que me deixou um pouco decepcionada, certas situações poderiam ter sido mais desenvolvidas e contextualizadas. Mas mesmo assim foi uma história que gostei de ler.

É de louvar as pesquisas e investigações que a autora fez do cultivo da viticultura e da história descrições e segredos dos vinhos e todo o processo porque passam até chegar à mesa dos seus consumidores.

Roisin McAuley

Roisin McAuley entrou para a BBC na Irlanda do Norte como pivot e apresentadora antes de trabalhar para programas como Spotlight, Newsnight, Panorama e File on 4. Produziu e dirigiu documentários para a ITV e Channel 4 e escreveu e apresentou programas na BBC Radio 3 e 4. Mora em Reading com o marido, Richard.






Sem comentários:

Enviar um comentário