quarta-feira, 22 de abril de 2015

VOGAIS: "A Psicóloga dos Miúdos", com prefácio de Mário Cordeiro


O LIVRO SERÁ APRESENTADO PELO ATOR JOÃO TEMPERA no dia 25 de Abril, na Fnac do Vasco da Gama, às 18h30.

A Rita Castanheira Alves está disponível para entrevistas. Podem entrar em contacto comigo (Joana Freitas l 962355515) ou diretamente com a Rita: rita.castanheira.alves@gmail.com l 93 354 80 04

--
​​

«Este é um manual para pais, um manual para a vida de quem é pai ou mãe. Trata-se de uma obra que se pretende que tenha sempre à mão, para poder consultar, reflectir, desabafar, compreender e resolver. Como uma espécie de psicóloga dos miúdos numa versão portátil: que não age pelos pais, mas que os ajuda, ampara, compreende e orienta a todos os momentos do dia. Porque, afinal, os miúdos não vêm com manual de instruções e porque, se viessem, também não tinha piada nenhuma… Bem, de vez em quando até teria alguma piada… Desfrutem.» - Rita Castanheira Alves

Todos os pais já fizeram a pergunta:
​ 
«Porque é que o meu filho não veio com manual de instruções?»

TODOS OS PAIS sabem que ser mãe, pai e educador não é uma tarefa fácil; TODOS OS PAIS em algum momento, já ficaram sem respostas e sem saber o que fazer; TODOS OS PAIS precisam de uma mãozinha de vez em quando (mesmo que não o admitam!). Mas sabe que mais? É normal que os pais tenham medo e se sintam inseguros face à educação dos filhos. Porque, afinal de contas, os pais não são super-heróis nem têm de ser!

A Psicóloga dos Miúdos (Vogais l 320 pp l 16,99€), prefaciado pelo pediatra Mário Cordeiro, é um guia prático obrigatório para todos os pais de carne e osso. Um livro para ter sempre à mão, com reflexões, exercícios, dicas, regras, sugestões e ideias concretas que o ajudarão a simplificar o dia-a-dia familiar. Saiba como pode educar os seus filhos sem dramas e sem stress, sejam eles bebés, crianças ou adolescentes.

Aprenda a:
​ ​
Elogiar o seu filho e a reforçar atitudes positivas Orientar, impondo limites l Lidar com as birras e com a má educação, fazendo disso uma oportunidade para educar l Responder a questões sobre temas complicados como a morte, o sexo ou a doença Conciliar o seu papel de pa
​​
i com todos os outros papéis que desempenha l E muito mais!


A Vogais disponibiliza os primeiros capítulos para leitura imediata, aqui.

PREFÁCIO DO PEDIATRA MÁRIO CORDEIRO

«É curioso porque, ao ler e reler este livro, senti-me vivo. E senti-me humano. Diria que a Rita entende como poucos a ambivalência, a ansiedade, as preocupações, a «litigância interna», os conflitos que por vezes quase nos corroem e as falsas dicotomias que existem dentro de nós, alimentadas e estimuladas pelas pessoas que nos rodeiam e pela sociedade em geral: dar mimo ou educar? Ralhar ou fazer festinhas? Premiar ou castigar? Ter orgulho nos filhos ou cair no narcisismo? Falsas questões… porque esses «ou» é que estão fora do propósito e deveriam ser substituídos por «e». (…)
Este livro faz falta: é instrutivo, divertido e de fácil leitura. Podemos pedir mais? É que, ainda por cima, no final da leitura, sentimo-nos bem, confortáveis e bastante mais seguros, mesmo perante situações adversas e menos agradáveis, sim, porque a autora não foge a temas difíceis, como a morte, o divórcio ou as perdas. (…)
Obrigado, pois, por este livro. Estou certo de que este será, também, o sentimento dos leitores, quando terminarem de o ler, apesar de — estou certo — o retomarem vezes sem conta e aprenderem mais e mais com as várias visitas a este precioso guia de afectos.»



SOBRE A RITA CASTANHEIRA

Rita Castanheira Alves é Psicóloga Clínica, desenvolvendo a sua atividade com adolescentes e, numa vertente de aconselhamento e formação parental, com os seus pais e educadores. Baseia o seu trabalho numa abordagem terapêutica integrativa, adequando cada técnica, metodologia e terapia às necessidades de cada criança, adolescente ou família. Para ela, deve ser a terapia a adaptar-se ao indivíduo e não o contrário.

Além de todo o trabalho clínico, é autora do projeto que dá título a este livro e tem feito a gestão e coordenação de vários projetos de prevenção e intervenção em saúde mental nos segmentos infantojuvenis e na área da educação.

É licenciada em Psicologia Clínica, Universidade de Lisboa, e mestre em Psicologia Clínica e da Saúde. Atualmente, frequenta uma especialização em Psicoterapia. É coautora do livro É Tão Bom Fazer Amigos (Arte Plural Edições, 2014) e mantém presença constante em revistas da especialidade, escrevendo artigos relacionados com a sua área de atuação.

Saiba mais sobre a autora: www.psicologadosmiudos.com l Facebook: Psicóloga dos Miúdos



Sem comentários:

Enviar um comentário