quinta-feira, 4 de junho de 2015

Capoeira e Religiosidade de Dolf Van Der Schoot

Capoeira e Religiosidade

Sinopse

Para quem se movimenta dentro do mundo da capoeira, a religião e a espiritualidade parecem estar sempre presentes; para algumas pessoas mais, para outras menos. Mas dentro da história da capoeira e dentro da própria prática da capoeira, encontram-se  traços – elementos – deles. Traços que suscitam a curiosidade e levam a refletir sobre o assunto.
Quais as conexões entre a capoeira e as várias religiões que formam parte da cultura donde ela vem? Será que a capoeira traz com ela uma certa religiosidade, ou falamos da espiritualidade? E o que isto tem a ver com a divulgação desta arte brasileira no mundo inteiro? Algumas questões que este livro aborda, assim contribuindo para uma luta que vai além da arte. 

Sobre o autor
Dolf Van Der Schoot - professor Filósofo - (Holanda, 1979)  iniciou capoeira em 1999 com mestre Vladimir (Batuque capoeira), e pouco depois mudou-se para Amsterdão, onde continuou com mestre Marreta (Berimbau de Ouro), seu mestre até hoje. Rodou em vários eventos de capoeira na Europa e Brasil. Actualmente reside em Aljezur, Portugal, onde ensina capoeira.
Dolf van der Schoot tem mestrados em Ciências Políticas, Filosofia, e Educação (Universidade de Amsterdão) e é professor de filosofia no ensino secundário em Portugal. Está fazendo seu doutoramento de filosofia no European Graduate School em Saas-Fee, Suíça.



Sem comentários:

Enviar um comentário