quarta-feira, 5 de agosto de 2015

É Natal! Às três pancadas de Ângela Ferreira (Setembro de 2015)

É Natal! Às três pancadas

Sinopse

O Natal é uma época de muitas histórias e é no palco que podemos assistir a algumas delas.
Sabiam que o Pai Natal às vezes precisa de ajuda? É verdade, para escolher um novo fato quando já está farto de vestir sempre o mesmo e ainda por cima fora de moda; para distribuir as prendinhas aos meninos, quando se sente mais velhote e cansado...Chegou a recorrer a muitos herois conhecidos, como a Branca de Neve, a Pequena Sereia, o próprio Harry Potter, enfim...muitos outros. Mas será que correu bem?
Vamos lá então saber que fato novo escolhe o pai Natal e se as renas, que o ajudam a puxar o trenó, mas que são umas preguiçosas, estão dispostas a dar-lhe uma mãozinha na dura tarefa da distribuição dos presentes.
Mas no Natal os pinheiros também têm um papel importante. E se um deles cantasse, dançasse e fizesse companhia a alguém que se sente só na noite da consoada?
E se um senhor de mau feitio e que não gosta do Natal viajasse no tempo e fosse obrigado a tomar uma grande decisão?
São estas histórias, umas divertidas, outras mais sérias, que vamos conhecer através de pequenas peças de teatro que tu e os teus amigos podem ler e representar.
Divirtam-se!

Maria Ângela da Silva Gonçalves Ferreira, nasceu em Faro em 1957.
Após o ensino secundário, veio estudar para a Faculdade de Letras de Lisboa onde se licenciou em Línguas e Literaturas Modernas e em 1983 inicia a sua atividade docente nas disciplinas de Português e Francês.
Professora na escola E. B. 2,3 de Vialonga desde 1987, começa desde cedo a usar a expressão dramática na sua prática lectiva, actividade do agrado dos alunos, não só pela parte lúdica, mas como transmissora de outras aprendizagens.
 Há quinze anos criou o Núcleo de Teatro da escola do qual é Coordenadora, fazendo parte do projecto " Aprendizes do Fingir" da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira que, anualmente, realiza um festival de teatro onde pretende mostrar a toda a comunidade do Concelho o trabalho realizado pelos núcleos das escolas que aderem a este projeto.
É neste contexto que surgem vários textos inéditos e outros adaptados, ora para serem apresentados no Festival de Teatro, ora para comemorar efemérides, como o 25 de Abril ou o Natal...
"É Natal! Às três pancadas…" é uma recolha de textos que encantaram e divertiram alunos e professores e que pela facilidade de encenação, será certamente uma boa ferramenta de trabalho para os docentes que gostam de teatro e uma forma de divertimento para pais e crianças.

Sem comentários:

Enviar um comentário