segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Efemérides 3 de agosto

P. D. James

Phyllis Dorothy James, Baronesa James de Holland ParkOBEFRSL(Oxford3 de agosto de 1920 - Oxford, 
27 de novembro de 2014) foi uma escritora britânica 
de ficção policial que usou o nome P. D. James ao assinar as suas obras. Foi membro da Câmara dos Lordes sob o título de Baronesa James de Holland Park.
É reconhecida como uma das escritoras que mais influenciaram o género literário do romance de mistério, sendo especialmente notável a forma como caracteriza as suas personagens e a sua habilidade em construir atmosferas plenas de detalhes.


Joseph Conrad

Joseph Conrad, de nome de baptismo Józef Teodor Nałęcz Korzeniowski (Berdyczew3 de dezembro de 
1857 – Bishopbourne3 de agosto de 1924) foi um escritor britânico de origem polaca. Muitas das obras de Conrad centram-se em marinheiros e no mar.
Conrad foi educado na Polónia ocupada pela Rússia. O seu pai, um aristocrata empobrecido de Nałęcz, foi escritor e militante armado, sendo preso pelas suas actividades contra os ocupantes russos e condenado a trabalhos forçados na Sibéria. Pouco depois, a sua mãe morreu de tuberculose no exílio, e quatro anos depois também o seu pai, apesar de ter sido autorizado a voltar a Cracóvia. Destas traumáticas experiências de infância durante a ocupação russa é possível que Conrad derivasse temas contra o colonialismo como no romance Heart of Darkness (Coração das trevas). A sua última obra publicada em vida foi 'The Rover' (1923), onde conta a história de Peyrol, um pirata que decide reformar-se.
Foi colocado sob os cuidados de seu tio, uma figura mais cautelosa do que qualquer um de seus pais, que não obstante, permitiu que Conrad viajasse para Marselha e começasse sua carreira como marinheiro com a idade de 17 anos. Em 1878, depois de uma tentativa falhada de suicídio, passou a servir num barco britânico para evitar o serviço militar russo. Aos 21 anos tinha aprendido inglês, língua que mais tarde dominaria com excelência. Conseguiu, depois de várias tentativas, passar no exame de Capitão de barco e finalmente conseguiu a nacionalidade britânica em 1884. Pôs pela primeira vez o pé em Inglaterra no porto de LowestoftSuffolk, e viveu em Londres e posteriormente perto de CantuáriaKent.
O filósofo Bertrand Russell, que veio a conhecê-lo depois da sua chegada a Inglaterra, tinha verdadeiro fascínio pela sua obra, em especial, pela obra Coração das trevas. (O grau de amizade foi tal que Russell baptizou um de seus filhos com o nome "Conrad").

Antonio Cocchi

Antonio Cocchi, (3 de Agosto de 1695, Benevento – 1 de Janeiro de 1758, Florença) foi médiconaturalista e 
escritor italiano. É célebre o seu livro Del vitto pitagorico per uso della medicina (Da Vida pitagórica, 1743), onde defende o vegetarianismo.









Rupert Brooke (3 de Agosto de 1887 - 23 de Abril de 
1915), poeta inglês que morreu tragicamente com apenas 28 anos na batalha de Galipoli durante a I Grande Guerra Mundial.










Leon Uris (3 de Agosto de 1924 - 21 de Junho de 2003) foi um escritor americano de religião judaica, conhecido pela exaustiva pesquisa histórica com que preparava as suas novelas 
romances. O seu livro mais famoso foi o clássico Exodus, que relata em 600 páginas, de forma épica, os acontecimentos históricos que antecederam a criação do Estado de Israel, desde o surgimento do sionismo, no final do século XIX, até à independência, em 1948.

Políbio Gomes dos Santos (Ansião7 de Agosto de 1911 — Ansião, 3 de Agosto de 1939, foi um poeta português.
Políbio, frequentou o Instituto Militar dos Pupilos do Exército em Lisboa e terminou os seus estudos liceais em Coimbra, tendo aí ingressado na Faculdade de Letras e Direito.
Devido a ter adoecido em Setembro 1938 com tuberculose, esteve internado no Sanatório da Guarda.
Foi um dos colaboradores dos Cadernos da Juventude, da Presença, do Sol Nascente e do O Diabo, assim como fez parte do grupo Novo Cancioneiro de tendência neo-realista.
Actualmente, existe o prémio literário Políbio Gomes dos Santos em homenagem ao poeta.

Alexander Soljenítsin

Prémio Nobel da Literatura 1970
Alexander Issaiévich Soljenítsin (em russo: Александр Исаевич Солженицын; Kislovodsk11 de Dezembro de
1918 — Moscovo3 de Agosto de 2008) foi um romancista
dramaturgo e historiador russo cujas obras consciencializaram o mundo quanto aos gulags, sistema de campos de trabalhos forçados existente na antiga União Soviética. Recebeu o Nobel de Literatura de 1970. A sua postura crítica sobre o que considerava o esmagamento da liberdade individual pelo Estado omnipresente e totalitário implicou a expulsão do autor do país natal e a retirada da respectiva nacionalidade em 1974.
Ele foi um gigante da história russa e um enorme escritor. Era na juventude um marxista-leninista convicto. Mas se mostrou nacionalista e monarquista, queria restaurar a Mãe Rússia em todo o seu esplendor mítico, considerava a democracia uma péssima forma de governo; admirava Franco e Pinochet e só em Putin julgou ter encontrado um chefe à altura para governar a Rússia.



Roger Foulon

Roger Foulon (Thuin3 de agosto de 1923ibidem 23 de fevereiro de 2008
escritor belga em língua francesa, autor de mais de 120 títulos de vários gêneros. De 1999 era um membro da Académie royale de langue et de littérature françaises de Belgique.

Efemérides/3 de agosto


Sem comentários:

Enviar um comentário