quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Efemérides 14 de outubro

Harold Robbins



Nascido em Nova Iorque, Harold Robbins é um dos autores de maior renome a nível mundial, com romances que muitas vezes espelham as suas próprias experiências de vida e são povoados por personagens inspiradas em pessoas que terá conhecido.


Hannah Arendt




Hannah Arendt, a discípula de Heidegger, a aluna de Jaspers e a leitora de Kiekegaard. A obra O Conceito de Amor em Santo Agostinho, é a sua dissertação de doutoramento.
(nascida em Linden, Alemanha, 14 de outubro de 1906  Nova Iorque, Estados Unidos, 4 de dezembro de 1975) foi uma filósofa política alemã de origem judaica, uma das mais influentes doséculo XX.



E. E. Cummings

Edward Estlin Cummings, usualmente abreviado como e. e. cummings, em minúsculas, como o poeta assinava e publicava, (Cambridge,Massachusetts14 de outubro de 1894 — North ConwayNova Hampshire,3 de setembro de 1962) foi poetapintorensaísta e dramaturgo americano. Tendo sido, principalmente, poeta, é considerado por Augusto de Campos um dos principais inovadores da linguagem da poesia e da literatura no século XX.

A poesia de vanguarda, a rejeição e a reabilitação



Dmitry Pisarev

Dmitry Ivanovich Pisarev (em russo: Дми́трий Ива́нович Пи́сарев; Ielets14 de outubro de 1840 – Dubulti16 de julho de 1868), foi um escritor e crítico social russo que, de acordo com Georgi Plekhanov, "passou os melhores anos de sua vida em uma fortaleza".
Pisarev foi um dos escritores que impulsionaram a tendência democrático-revolucionária na Rússia durante a década de 1860. A próxima geração derussos, que ficou famosa pelos acontecimentos de 1905 e 1917, reconheceu a influência de Pisarev. Nadezhda Krupskaia, esposa de Lenin, escreveu certa vez, "Lenin era da geração que cresceu sob a influência de Pisarev".
Pisarev também foi célebre por seu apoio à ciência natural russa, particularmente a biologia, e suas obras influenciaram fortemente a escolha da carreira de Ivan Pavlov.
Pisarev queria, mais do que qualquer outra coisa, o fim da pobreza e da miséria. A busca por esse desejo o levou a escrever sobre filosofiacrítica literária e análise social.

Francisco de Sousa Nascimento

Francisco de Sousa Nascimento, (Serrita14 de outubro de 1926) é um escritor brasileiro.
Filho de Raimundo Antônio do Nascimento e Maria Elói de Sousa, foi para o Crato aos três anos de idade.
Fundadador da Revista A Província em 17 de outubro de 1953, sendo seus colaboradores Florival Matos e Humberto Cordeiro.

Catherine Johnson

Catherine Johnson (Suffolk14 de outubro de 1957) é uma escritora britânica, criadora de trabalhos para o teatro e paratelevisão.
Ela é mais conhecida por ser a autora da história do musical Mamma Mia!, um dos maiores sucessos na história dos musicais, e o roteiro do filme homônimo, que tornou-se o filme britânico de maior bilheteria no país em todos os tempos.

Harold Robbins

Harold Robbins (Nova Iorque21 de maio de 1916 — Palm Springs14 de outubro de 1997) foi um escritor estadunidense.













Efemérides/14 de outubro

Sem comentários:

Enviar um comentário