quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Efemérides 8 de outubro

Evaristo da Veiga

Evaristo Ferreira da Veiga e Barros (Rio de Janeiro8 de outubro de 1799— Rio de Janeiro, 12 de maio de 1837) foi um poetajornalistapolítico e livreiro brasileiro.









Frank Patrick Herbert (TacomaWashington8 de outubro de 1920 — MadisonWisconsin11 de fevereiro de 1986) foi um escritor de ficção científica e jornalista americano de grande sucesso comercial e de crítica. Ele é mais conhecido pela obra Duna, e os cinco livros subseqüentes da série. A saga de Duna trata de temas como sobrevivência humana, evoluçãoecologia, e a interação entre religiãopolítica e poderArthur C. Clarke escreve que Duna foi "uma obra única de ficção... Não conheço nada comparável a ela exceto O Senhor dos Anéis."Dune foi condecorado com o prêmio Nebula em 1965 e dividiu o prêmio Hugo em 1966.





Paulo de Freitas Mendonça (São Pedro do Sul8 de outubro de 1957) é um poetacompositor
Formado pela Unisinos, é responsável pelo surgimento do movimento pajadoril no Brasil. Já improvisou com brasileiros, argentinos, uruguaios, chilenos, espanhóis, porto-riquenhos, panamenhos, mexicanos, canários, cubanos, italianos, norte-americanos, venezuelanos, galegos, bascos e açorianos, entre outros.
É autor dos livros Nativismo e AlmaCanto de Pampa e Paz e Pajador do Brasil - Estudo Sobre a Poesia Oral Improvisada.
É um dos artistas gaúchos com expressiva atuação no nativismo gaúcho.
Escreveu textos poéticos e de pesquisa em obras no Brasil e no exterior: Gracias Cri Cri (México); Te amo payador (Uruguai); Na Ponta do Verso – Poesia de Improviso do Brasil; Poetas Brasileiros de Hoje; Autores Brasileiros de Hoje; Antologia das Cidades Brasileiras (Rio de Janeiro); Ronda do Carijo; Ronda da Tradição; Aparte da Estância da Poesia Crioula; Coletânea da Poesia Gaúcha; Poesia em Prosa e Poema (Porto Alegre); Poesias do Rodeio (Vacaria); e Antologia da Casa do Poeta de São Pedro do Sul, entre outros.

Henry Fielding

Henry Fielding (SharphamGlastonbury22 de abril de 1707 — proximidades de Lisboa8 de outubro de 1754), foi um romancista inglês conhecido por seu humor vulgar e sua intrepidez satírica, e por criar o romance Tom Jones.
Além de suas conquistas literárias, ele teve um importante papel na história da aplicação da lei, tendo fundado (com seu meio-irmão John) o que alguns denominam o primeiro corpo policial da cidade de Londres, os Bow Street Runners, usando sua autoridade como magistrado. Sua irmã mais nova, Sarah, também se tornou uma escritora de sucesso.


Vittorio Alfieri

Niccolò Vittorio Alfieri (Asti17 de janeiro de 1749 − Florença8 de outubro de 1803) foi um escritor italiano.
Filho de uma família aristocrata piemontesa, abandonou os estudos aos dezessete anos para viajar pela Europa. Consciente da necessidade de tornar a Itália uma nação, retornou ao seu país. Escreveu dezassete tragédias, entre as quais: SaulAntígona eMaria Stuart. Além disso, escreveu apelos à liberdade, à ação contra os tiranos e ao patriotismo.
Amante da condessa de Albany, viveu em Paris na época de Revolução Francesa. Fugiu de lá durante o terror jacobino, indo viver em Florença. Apesar de contrário ao absolutismo, desiludiu-se com os excessos da Revolução Francesa a ponto de em 1798escrever a sátira Il Misogall, um violento panfleto contra o jacobinismo.
Após sua morte, em Florença, a condessa de Albany mandou construir um magnífico sepulcro na Basílica de Santa Cruz. Alfieri escreveu ainda Della Tirannide (1777), sonetos que foram reunidos sob o título de Rime e a autobiografia Vita (1790/1803).


Efemérides/8 de outubro


Sem comentários:

Enviar um comentário