quinta-feira, 2 de abril de 2015

Efemérides 2 de abril

Émile Zola

Émile Zola (Paris2 de abril de 1840 — Paris, 29 de setembro de 1902) foi um consagrado escritor francês, considerado criador e representante mais expressivo da escola literária naturalista além de uma importante figura libertária da França. Foi presumivelmente assassinado por desconhecidos em 1902, quatro anos depois de ter publicado o famoso artigo J'accuse, em que acusa os responsáveis pelo processo fraudulento de que Alfred Dreyfus foi vítima.





Giacomo Girolamo Casanova (Veneza2 de abril de 1725 
— DuchcovReino da Boémia4 de junho de 1798) foi um escritor e aventureiro italiano.










Hans Christian Andersen (Odense2 de Abril de 1805 — 
Copenhaga4 de Agosto de 1875) foi um escritor e poeta 
de histórias infantis, nascido na atual Dinamarca.













Roberto Godofredo Christophersen Arlt (Buenos Aires2 de abril de 1900 — Buenos Aires, 26 de julho de 1942) foi um novelista, contista, dramaturgo e jornalista argentino, natural do Bairro de Flores, filho de pai alemão e mãe italiana.











Camille Anna Paglia (EndicottNova Iorque2 de abril de 1947) é uma ensaísta e 
Paglia é uma intelectual de contradições apenas aparentes: uma ateísta que respeita a religião e uma classicista que defende tanto a arte elitista quanto a popular com uma visão de que o ser humano tem uma natureza irresistivelmente dionisíaca, especialmente no aspecto mais selvagem e obscuro da sexualidade humana.
A intelectual apresenta uma gama variada de assuntos sobre o qual escreve: religião comparada, história da arte e o cânon literário, além de uma grande ênfase no ensino da história. Paglia tornou-se célebre para o público mundial em 1990 ao publicar o primeiro livro Sexual Personae: Art and Decadence from Nefertiti to Emily Dickinson. O sucesso com este livro possibilitou a autoria de outros títulos sobre cultura popular e feminismo. Exibindo enorme erudição, gerou muita polêmica ao desafiar o que ela própria denominou de "elite liberal", incluindo acadêmicos, grupos feministas tais como as National Organization for Women (NOW), and AIDS activists ACT UP.
É Ph.D em língua inglesa pela Universidade de Yale. É considerada uma das principais críticas do feminismo, especialmente o "puritano e stalinista". É professora no Philadelphia College of the Performing Arts.

Honoré Gabriel Riqueti de Mirabeau

Honoré Gabriel Riqueti, conde de Mirabeau, (Bignon-MirabeauLoiret9 de Março de 1749 — 
político e grande orador parlamentar francês.










Prémio Nobel da Literatura 1910
Paul Johann Ludwig von Heyse (Berlim15 de março de 
1830 — Munique2 de abril de 1914) foi um escritor alemão.
Foi o primeiro escritor germanófono de literatura de ficção a receber o Nobel de Literatura, em 1910.






C. S. Forester

Cecil Scott Forester, pseudônimo de Cecil Louis Troughton Smith (Cairo27 de agosto de 1899 — Fullerton2 de abril de 1966) foi um escritor britânico nascido no Egito.

Manoel de Oliveira

Manoel Cândido Pinto de Oliveira ComSE • GCSE • GCIH 
(Porto11 de Dezembro de 1908 - 2 de Abril de 2015) é um cineasta português e, segundo se diz, o mais velho realizador do mundo em actividade. É o autor de trinta e duas longas-metragens











Sem comentários:

Enviar um comentário