terça-feira, 7 de abril de 2015

Efemérides 7 de abril

William Wordsworth

William Wordsworth (Cockermouth7 de abril de 1770 – 
Rydal Mount23 de abril de 1850) foi o maior poeta romântico 
inglês que, ao lado de Samuel Taylor Coleridge, ajudou a lançar o romantismo na literatura inglesa com a publicação conjunta, em 1798, das Lyrical Ballads (“Baladas Líricas”).










Anna Emilia Vivanti (Norwood, Inglaterra, 7 de Abril de 1866 — Turim20 de Fevereiro 
de 1942), mais conhecida por Annie Vivanti, foi uma poetisa italiana, de formação multi-cultural e com experiência de vida em vários países, foi uma personagem de interesses 
multiformes, protagonista central da vida intelectual e mundana das cidades onde viveu.

Prémio Nobel da Literatura 1945
Gabriela Mistralpseudónimo escolhido de Lucila de María del Perpetuo Socorro Godoy Alcayaga (Vicuña7 de abril de 1889 — Nova Iorque10 de janeiro de 1957), foi uma poetisa, educadora, diplomata e feminista chilena, agraciada com o Nobel de Literatura de 1945.






José Sobral de Almada Negreiros GOSE (TrindadeSão Tomé e Príncipe7 de Abril de 1893 — Lisboa15 de Junho 
de 1970) foi um artista multidisciplinar português que se dedicou fundamentalmente às artes plásticas (desenho,pintura, etc.) e à escrita (romancepoesiaensaiodramaturgia), ocupando uma posição central na primeira geração de modernistas portugueses.






Gerald Brenanpseudônimo de Edward Fitgerald Brenan (SliemaMalta7 de abril de 1894 — Alhaurín el Grande19 de janeiro de 1987) foi um escritor britânico 
radicado na Espanha.





Donald Barthelme (7 de abril, 1931 – 23 de julho, 1989) foi um escritor norte-americano conhecido por seus contos. Em várias de suas obras, a influência do brasileiro Machado de Assis é bem clara.












Sir William Davenant, também William D'Avenant 
(Oxfordfevereiro de 1606 -Londres7 de abril de 1668) foi um poeta e dramaturgo inglês. Juntamente com Thomas Killigrew, Davenant foi uma das raras figuras do teatro renascentista inglês cuja carreira estende-se do período Carolino ao da Restauração, e que esteve em atividade antes e depois da Guerra civil inglesa e do Interregnum.







William Godwin (Cambridgeshire3 de março de 1756 
— 7 de abril de 1836) foi um jornalista inglêsfilósofo político e novelista. Ele é considerado um dos primeiros expoentes do utilitarismo, e um dos primeiros proponentes modernos do anarquismo. Godwin é mais conhecido por dois livros que ele publicou no intervalo de um ano: Inquérito acerca da justiça política, um ataque às instituições políticas, e As coisas como elas são ou As Aventuras de Caleb Williams, que ataca os privilégios da aristocracia, mas também é virtualmente o primeiro romance de mistério. Baseado no sucesso de ambos, Godwin tornou-se uma figura proeminente entre os círculos radicais de Londres na década de 1790. Na reação conservadora subsequente ao radicalismo britânico, Godwin foi atacado, em parte por causa de seu casamento com a escritora feministapioneira Mary Wollstonecraft em 1797 e sua cândida biografia sobre ela após sua morte; sua filha Mary Godwin (conhecida posteriormente como Mary Shelley) seria autora de Frankenstein e se casaria com o poeta Percy Bysshe Shelley. Godwin foi autor de uma extensa obra, do romance ao texto histórico e demográfico. Com sua segunda esposa, Mary Jane Clairmont, ele escreveu o livro infantil Primer, baseado na história clássica e bíblica, que publicou junto com o escrito Tales from Shakespeare de Charles e Mary Lamb's. Utilizando o pseudônimo de Edward Baldwin, ele escreveu uma grande variedade de livros para crianças, incluindo uma versão de Jack e o Feijão Falante. Ele também teve uma considerável influência na literatura britânica e na cultura literária européia.

Jim Thompson (27 de setembro de 1906, AnadarkoOklahoma - 7 de abril de 1977, Los AngelesCalifórnia) foi um escritor e roteirista norte-americano conhecido por seus livros policiais de crime e mistério.



Sem comentários:

Enviar um comentário