terça-feira, 16 de junho de 2015

Efemérides 16 de junho

Giovanni Boccaccio

Giovanni Boccaccio (Florença ou Certaldo16 de junho de 1313 - Certaldo, 21 de dezembro de 1375) foi um poeta e crítico literário italiano, especializado na obra de Dante Alighieri.
Filho de um mercador, Boccaccio não se dedicou ao comércio como era o desejo de seu pai, preferindo cultivar o talento literário que se manifestou desde muito cedo. Foi um importante humanista, autor de um número notável de obras, incluindo Decamerão, o poema alegórico Visão Amorosa(Amorosa visione) e De claris mulieribus, uma série de biografias de mulheres ilustres. O "Decamerão" fez de Boccaccio o primeiro granderealista da literatura universal.
Ao ler "A Comédia", de Dante Alighieri, ficou tão fascinado que a renomeou de "A Divina Comédia", título com que a obra seria imortalizada. Considerado pelos seus contemporâneos florentinos uma autoridade sobre Dante, o governo da cidade convidou-o, em 1373, a fazer uma leitura pública da Divina Comédia. Se bem que haja poucos registos, crê-se que Boccaccio fez apenas cerca de 55 palestras, pois a doença obrigava-o a interromper a apresentação no Canto XVII do Inferno. Nunca conseguiria terminar o projecto, mas o texto com os seus comentários ficou para a posteridade: Esposizioni sopra la Comedia di Dante. Boccacio foi autor de uma das primeiras biografias de Dante, o Trattatello in laude di Dante, também conhecido como Vita di Dante. Encontra-se sepultado na Igreja de São Jacó e Filipe na ToscanaItália.

Ariano Suassuna

Ariano Vilar Suassuna (João Pessoa16 de junho de 
1927 — Recife23 de julho de 2014) foi um dramaturgo
Idealizador do Movimento Armorial e autor de obras como Auto da Compadecida e O Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta, foi um preeminente defensor da cultura do Nordeste do Brasil.
Foi secretário de Cultura de Pernambuco (1994-1998) e secretário de Assessoria do governador Eduardo Campos até abril de 2014.



Dante Milano

Dante Milano (Rio de Janeiro16 de junho de 1899 — Petrópolis15 de abril de 1991) foi um poeta brasileiro.

Francisco Miguel de Moura, também conhecido como Chico Miguel, (Jenipapeiro16 de junho de 1933) é um escritor brasileiro.
Nascido no sertão do Piauí, fez seus estudos primários com seu pai; ginasial e contabilidade, em Picos, onde casou e morou por cerca de oito anos.
Formado em Letras pela Universidade Federal do Piauí e pós-graduado na Universidade Federal da Bahia, onde morou por alguns anos. Funcionário aposentado do Banco do Brasil. Radialista, professor de língua e literatura, atividades que não mais exerce: dedica-se exclusivamente a ler e escrever.

Torgny Lindgren

Gustav Torgny Lindgren (n. RaggsjöNorsjö, província de Västerbotten Suécia16 de junho de 1938) é um escritor sueco.
Lindgren nasceu em Raggsjö , filho de Andreas Lindgren e Helga Björk. Estudou em Umeå para se tornar professor e trabalhou como docente até meados da década de 1970. Lindgren foi durante vários anos um político local do Partido Social Democrata . Nos anos 80, converteu-se ao catolicismo.
Lindgren começou como poeta em 1965, mas teve de esperar até 1982, ano do seu reconhecimento internacional, nesse ano publicou a obra Ormens väg på hälleberget ( Edição portuguesa : Caminho da Serpente, 1990, Lisboa, Quetzal ). Esta obra foi traduzida em 30 línguas e Lindgren é um dos escritores suecos contemporâneos mais bem sucedidos internacionalmente.

Efemérides/16 de junho


Sem comentários:

Enviar um comentário