segunda-feira, 15 de junho de 2015

Efemérides 15 de junho

Almada Negreiros

José Sobral de Almada Negreiros GOSE (TrindadeSão Tomé e Príncipe7 de Abril de 1893 — Lisboa15 de Junho de 1970) foi um artista multidisciplinar português que se dedicou fundamentalmente às artes plásticas (desenho,pintura, etc.) e à escrita (romance, poesia, ensaio, dramaturgia),
 ocupando uma posição central na primeira geração de modernistas portugueses.
Almada Negreiros é uma figura ímpar no panorama artístico português do século XX. Essencialmente autodidata (não frequentou qualquer escola de ensino artístico), a sua precocidade levou-o a dedicar-se desde muito jovem ao desenho de humor. Mas a notoriedade que adquiriu no início de carreira prende-se acima de tudo com a escrita, interventiva ou literária. Almada teve um papel particularmente ativo na primeira vanguarda modernista, com importante contribuição para a dinâmica do grupo ligado à Revista Orpheu, sendo a sua ação determinante para que essa publicação não se restringisse à área das letras. Aguerrido, polémico, assumiu um papel central na dinâmica do futurismo em Portugal: "Se à introversão de Fernando Pessoa se deve o heroísmo da realização solitária da grande obra que hoje se reconhece, ao ativismo de Almada deve-se a vibração espetacular do «futurismo» português e doutras oportunas intervenções públicas, em que era preciso dar a cara".
Mas a intervenção pública de Almada e a sua obra não marcaram apenas o primeiro quartel do século XX. Ao contrário de companheiros próximos como Amadeo de Souza-Cardoso e Santa-Rita, ambos mortos em 1918, a sua ação prolongou-se ao longo de várias décadas, sobrepondo-se à da segunda e terceira geração de modernistas. A contundência das suas intervenções iniciais iria depois abrandar, cedendo o lugar a uma atitude mais lírica e construtiva que abriu caminho para a sua obra plástica e literária da maturidade. Eduardo Lourenço escreve: "Estranho arco de vida e arte o que une Almada «Futurista e tudo», Narciso do Egipto da provocante juventude, ao mago hermético certo de ter encontrado nos anos 40, «a chave» de si e do mundo no «número imanente do universo»".
Almada é também um caso particular no modo como se posicionou em termos de carreira artística. Esteve em Paris, como quase todos os candidatos a artista então faziam, mas fê-lo desfasado dos companheiros de geração e por um período curto, sem verdadeiramente se entrosar com o meio artístico parisiense. E se Paris foi para ele pouco mais do que um ponto de passagem, a sua segunda permanência no estrangeiro revelou-se ainda mais atípica. Residiu em Madrid durante vários anos e o seu regresso ficou associado à decisão de se centrar definitiva e exclusivamente em Portugal.
Ao longo da vida empenhou-se numa enorme diversidade de áreas e meios de expressão – desenho e pintura, ensaio, romance, poesia, dramaturgia… até o bailado –, que Fernando de Azevedo classifica de "fulgurante dispersão". Sem se fixar num domínio único e preciso, o que emerge é sobretudo a imagem do artista total, inclassificável, onde o todo supera a soma das partes. Também neste aspeto Almada se diferencia dos seus pares mais notáveis, Amadeo de Souza-Cardoso e Fernando Pessoa, cuja concentração num território único, exclusivo, foi condição necessária à realização das obras máximas que nos deixaram como legado.
Personalidade incontornável, a inserção de Almada Negreiros na vida e na cultura nacionais é extremamente complexa; segundo José Augusto França, dele fica sobretudo a imagem de "português sem mestre" e, também, tragicamente, "sem discípulos".

Konstantin Balmont

Konstantin Dmitrievich Balmont (em russo: Константин Дмитриевич Бальмонт,15 de junho de 1867 – 24 de dezembro de 1942) foi um poeta simbolistatradutor e uma das maiores figuras da Idade de Prata da Poesia Russa.












Jaime Montestrela (Lisboa12 de Junho de 1925 — ParisFrança8 de Novembro de 1975) foi poeta, crítico, ensaísta, ficcionista e psiquiátrico português.

Marguerite de Launay conhecida como Baronesa de Staal (30 de agosto de 1684
ParisFrança - 15 de junho de 1750) foi uma escritora francesa.

Thomas Campbell (Glasgow27 de julho de 1777 
Boulogne15 de junho de 1844) foi um poeta escocês 
principalmente lembrado por sua poesia sentimental em lidar especialmente com assuntos humanos. Foi um dos iniciadores de um plano para fundar o que se tornou a Universidade de Londres. Em 1799, escreveu "The Pleasures of Hope" (Os prazeres da Esperança), uma pesquisa tradicional do século XVIII em dísticos heróicos. Produziu várias canções emocionantes sobre guerras patrióticas—"Ye Mariners of England" (Vós Marinheiros da Inglaterra), "The Soldier's Dream" (O Sonho do Soldado), "Hohenlinden" e em 1801, "The Battle of Mad and Strange Turkish Princes" (A Batalha dos Loucos e Estranhos Príncipes).


Mihail Eminescu (Botoşani15 de Janeiro de 1850 — 
Bucareste15 de Junho de 1889) foi o mais importante e conhecido poeta da literatura romena. É o poeta nacional da Romênia e da República da Moldávia











Benedicto Wilfred Monteiro (Alenquer,1 de março de 1924 — Belém15 de junho de 2008) foi um escritorjornalistaadvogado e político brasileiro.




.

Sem comentários:

Enviar um comentário