quinta-feira, 11 de junho de 2015

Efemérides 11 de junho

Yasunari Kawabata

Prémio Nobel de Literatura 1968
Yasunari Kawabata (Osaka11 de junho de 1899 — 
japonês, o primeiro de seu país a ser galardoado com o Prêmio Nobel de Literatura, em 1968.






Geraldo Carneiro (Belo Horizonte11 de junho de 1952) é um poetaletrista e roteirista brasileiro. Reside no Rio de Janeiro desde 1955, quando seu pai Geraldo Andrade Carneiro para lá se transferiu, por ser secretário do presidente Juscelino Kubitschek.
Geraldo Carneiro ficou conhecido como compositor desde o final dos anos 60, por suas parcerias com o compositor Eduardo Souto Neto, gravadas por diversos intérpretes, dentre as quais a canção Choro de Nada, gravada porVinicius de Moraes e Toquinho, em 1975, e por Antônio Carlos Jobim e Miúcha, em 1978.

Robert E. Howard

Robert Ervin Howard (Peaster, Texas22 de Janeiro de 1906
— Cross Plains, Texas, 11 de Junho de 1936) foi um escritor dos genêros fantasia,aventura histórica e ficção científica. Seus contos eram publicados em revistas pulp










Juan José Saer (28 de junho de 1937SerodinoArgentina - 11 de junho de 2005
ParisFrança); escritor e ensaísta argentino.
No Brasil, Saer é conhecido mais pela sua ficção, principalmente por O enteado, e por alguns artigos escritos para o jornalFolha de São Paulo.
O seu livro, El concepto de ficción, publicado originalmente em 1997, reúne textos escritos no decorrer de mais de trinta anos (1965 a 1996). Os escritos passeiam pela literatura argentina, privilegiando autores como José HernandezJorge Luis BorgesRoberto Arlt e Adolfo Bioy Casares.
Os ensaios não se resumem ao panorama platino, (Saer passou mais da metade de sua vida na França) também examinam questões críticas e teóricas que revelam a atualidade e a vitalidade de sua crítica e reforçam a identificação do crítico com o ficcionista. Algumas obras: A ocasião, A pesquisa, As nuvens, Ninguém nada nunca, O enteado.

Efemérides/11 de junho




Sem comentários:

Enviar um comentário